O bitcoin operava em baixa na tarde desta sexta, 26, incapaz de sustentar os ganhos da manhã. Os ajustes foram amplificados pela liquidez reduzida, em uma sessão espremida entre o feriado de Natal e o último fim de semana do ano.
Por volta das 17h (de Brasília), o bitcoin caía 1,00%, a US$ 87.245,35, mas o ethereum subia 0,87%, a US$ 2.953,04, de acordo com a Binance.
Fatores técnicos se sobrepõem aos noticiários setorial e macroeconômico para ditar os movimentos das criptomoedas neste final de ano. “Um alinhamento raro entre posicionamento em opções, compressão da volatilidade e exaustão técnica está começando a surgir, condições que historicamente importaram muito mais do que as manchetes”, afirmam analistas da 10x Research.
Desde a reunião de política monetária do Federal Reserve (Fed) em outubro, os ETFs (fundos de índices) de bitcoin acentuaram o movimento de saques, de acordo a análise. A liquidação esfriou nas semanas seguintes, mas uma recuperação mais firme dos criptoativos não se materializou. “Os investidores continuaram a realocar seus recursos para os ativos de melhor desempenho até o final do ano, deixando o bitcoin sem suporte adicional”, explicou a 10x Research.