Criminosos usam montagem com Ratinho para dar golpe de benefício inexistente

Criminosos usam montagem com Ratinho para dar golpe de benefício inexistente
Criminosos usam montagem com Ratinho para dar golpe de benefício inexistente Foto: Reprodução/SBT

O apresentador Ratinho, 67, foi envolvido numa fake news. Um anúncio no Facebook exibe uma montagem com o apresentador do SBT para promover um golpe que cobra pelo saque de um benefício inexistente chamado “resgate da prosperidade”. No vídeo original, Ratinho parabeniza funcionários da Rádio Massa, da qual é dono, e não menciona o suposto programa fraudulento.

+Conheça a história de amor de João Hadad e Luana Andrade

+Grávida de médico, sumiço do irmão e dívida no Serasa: as últimas informações de Suzane von Richthofen

A postagem mentirosa contém um áudio gerado artificialmente para simular que Ratinho divulga o “resgate da prosperidade”. O link da publicação leva o usuário a uma conversa com um chatbot que se passa por um atendente do governo federal e, ao final do processo, cobra uma taxa de 67 reais. O anúncio tinha 167 mil visualizações no Facebook (arquivado) na quinta-feira, 11.

O vídeo original foi publicado no Instagram de Ratinho e da Rádio Massa FM em setembro do ano passado. Nele, o comunicador diz estar em uma da festa da rádio e parabeniza os funcionários da emissora.

A gravação mostra membros da empresa brindando e posando para fotos. Em nenhum momento, Ratinho cita a existência de um “resgate da prosperidade”. O que chamou atenção no post é o descompasso entre o áudio e o movimento labial do apresentador na montagem também sinaliza que o discurso atribuído a Ratinho é falso.

A IstoÉ Gente procurou a assessoria de imprensa do apresentador Ratinho, mas até o fechamento desta nota ainda não tivemos retorno.

4-Helena-Porto-ltimo-dia-para-consulta-Facebook