A influencer Carol Zacarias, de 32 anos, teve a conta dela no Instagram invadida por criminosos, que estão aplicando golpes nos seguidores dela. O pesadelo da influencer, que é de Fortaleza (CE) e tem mais de 54 mil seguidores, começou na sexta-feira (16), quando os bandidos conseguiram transferir o número do celular dela para outro chip.

De acordo com Carol, ela estava viajando a trabalho para São Paulo (SP), quando percebeu que o celular estava sem sinal. Mais tarde, a influencer recebeu uma notificação de que a senha do e-mail havia sido trocada. Logo em seguida, Carol tentou acessar o Instagram, mas a senha já havia sido trocada e o e-mail para a recuperação da conta também.

Se passando pela influencer, os bandidos começaram a aplicar o golpe do “investimento do pix”, induzindo as seguidoras a fazerem transferências bancárias, em troca de retornos financeiros. “Só de ontem para hoje, seis seguidoras minhas caíram no golpe. Quando elas fazem o pix, eles bloqueiam a conta da seguidora. Elas ficam desesperadas, pesquisam pelo meu nome e acham o meu Instagram reserva no qual eu explico que está acontecendo o golpe”, explicou Carol à ISTOÉ.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por ROUBARAM MEU INSTA! (@carolzacariasreserva)


Conforme a influencer, logo após perder o acesso às redes sociais, ela conversou sobre o problema com amigos e descobriu que a linha do número de celular dela havia sido ativada em outro chip.

“Fiquei horas tentando comunicação com alguém da Tim que pudesse resolver meu problema. Por telefone me disseram que eu não conseguiria resolver na loja, porque meu DDD é de Fortaleza e eu estou em São Paulo. A ligação caia, não passavam a ligação para um supervisor”, reclamou a influencer.

No sábado (17), a jovem decidiu ir até uma loja da operadora e lá conseguiu reaver o número de celular. Depois, a jovem recuperou o acesso ao e-mail dela. Porém, a conta do Instagram continua preocupando a influencer. “Meu Whatapp também foi hackeado, mas ao menos ele está bloqueado, eu não tenho acesso, mas os bandidos também não, e deve ser reativado para mim em sete dias. Minha preocupação maior é o Instagram, onde eles continuam aplicando golpes. Está um pesadelo”, desabafou Carol.

O que diz o Instagram:

Procurada pela ISTOÉ, o Instagram informou que trabalha na implementação de recursos capazes de barrar o acesso de hackers. A assessoria de imprensa ressalta ainda que a opção mais segura contra clonagem de chip de celular é a autenticação de dois fatores por aplicativo de terceiros (como o Duo Mobile ou o Google Authenticator).

Leia a íntegra da nota:

“’Sabemos que perder o acesso a contas em qualquer plataforma digital pode ser uma experiência difícil. Por isso, na Meta, trabalhamos na implementação de recursos capazes de barrar o acesso de hackers a contas de terceiros, em campanhas educativas, bem como em ferramentas e processos para a recuperação de contas. Manter nossa comunidade segura é uma das nossas prioridades e é uma área que buscamos atualizar, evoluir e melhorar constantemente’, disse um porta-voz da Meta.

Lembramos ainda que qualquer pessoa que tiver acesso ao e-mail e/ou telefone cadastrado em uma conta do Instagram poderá ter acesso a ela. Assim, é importante certificar-se de que a conta de email vinculada ao Instagram esteja segura e que a autenticação de dois fatores do Instagram esteja ativada – a opção mais segura contra clonagem de chip de celular é a autenticação de dois fatores por aplicativo de terceiros (como o Duo Mobile ou o Google Authenticator). Com a autenticação por aplicativo ativa, é necessário inserir um código de segurança gerado pelo aplicativo sempre que tentar fazer login a partir de dispositivo ou navegador da web não reconhecidos.

A recuperação de conta deve ser feita pelos caminhos indicados na Central de Ajuda do Instagram. Segue o passo a passo, abaixo:

  1. Verifique se há uma mensagem do Instagram na sua conta de email: Se você recebeu um email de  informando que seu endereço de email foi alterado, poderá desfazer a ação usando a opção “reverter essa alteração” na mensagem do email.  Por isso é importante sempre manter seu e-mail e telefone atualizados.
  2. Se outras informações também foram alteradas (por exemplo, sua senha) e não foi possível reverter seu endereço de email, solicite um link de login ou um código de segurança ao Instagram: na tela de login, toque em Obter ajuda para entrar sob Entrar.
  3. Se não você não conseguir recuperar sua senha com o link de login, é possível solicitar o nosso suporte (toque em “Precisa de mais ajuda?”).
  4. Para recuperar a conta, será necessário um endereço de email seguro, diferente do usado anteriormente, ao qual somente você tenha acesso. Depois de enviar a solicitação, você receberá um email do Instagram com as próximas etapas.

O processo de recuperação de contas pode levar algum tempo, uma vez que é preciso garantir que todos os requisitos de segurança sejam cumpridos para devolver uma conta ao seu legítimo dono.

Para proteger uma conta, é importante fazer uso das medidas de segurança disponíveis e recomendadas pela plataforma. Seguem dicas importantes para que o usuário mantenha a sua conta segura:

  • Não clique em links desconhecidos, especialmente se não tiverem sido ativamente solicitados por você pelos caminhos oficiais de marcas ou estabelecimentos.
  • O Instagram não se comunica com os usuários através do Direct. Não clique em links ou forneça informações pessoais em mensagens diretas que dizem ser do Instagram.
  • Ative a autenticação de dois fatores: Com essa etapa extra de segurança, além da sua senha, você também receberá um código de acesso novo, no dispositivo de sua preferência, que deverá ser informado todas as vezes que iniciar um login na sua conta. Para ativá-lo, vá em Configurações>Segurança>Autenticação de dois fatores.
  • Não compartilhe links ou códigos de acesso recebidos por e-mail, SMS ou WhatsApp. Eles podem ser o código de acesso à sua conta.
  • A plataforma também disponibiliza a visualização de e-mails enviados oficialmente pelo Instagram no próprio aplicativo, para os usuários saberem que receberam uma mensagem autêntica em seu e-mail cadastrado. Para conferir se o Instagram tentou entrar em contato com você, acesse as Configurações, Segurança e E-mails do Instagram. Não clique em links de e-mails que afirmam ser do Instagram se não for possível confirmar que o Instagram realmente os enviou por meio desse recurso.
  • Verifique se seu número de telefone e e-mail estão atualizados no aplicativo.
  • Jamais informe sua senha a terceiros.

O que diz a TIM:

Em nota, a assessoria da TIM informou “que adota protocolos rígidos de segurança, que são revisados constantemente para evitar ações indevidas nas linhas”. A operadora destacou que já solucionou o caso da influencer, com a linha funcionando normalmente.