Os quase quatro mil torcedores que compareceram ao estádio Heriberto Hülse, em Criciúma (SC), nesta sexta-feira, passaram por momentos de altos e baixos ao longo dos 90 minutos, mas no final voltaram para casa felizes. Com uma virada histórica – dois gols nos minutos finais -, o Criciúma virou em cima do Paraná, por 3 a 2, pela 17.ª rodada, e levou a melhor em um confronto direto por uma vaga no G4 – a zona de acesso – do Campeonato Brasileiro da Série B.

A virada emocionante encerra um jejum de cinco jogos sem vitória e coloca o Criciúma na quinta colocação com 26 pontos, três a menos que o Atlético Goianiense, o quarto colocado. O Paraná, que voltou a perder depois de cinco rodadas, desperdiçou a chance de colar no time goiano e caiu para o sexto lugar ao estacionar nos 25 pontos. Além disso, pode perder uma posição no complemento da rodada.

Logo aos cinco minutos, Robson recebeu nas costas da defesa e tirou de Luiz com uma cavadinha, abrindo o placar para o Paraná. Em busca do empate, o Criciúma pressionou o adversário e criou três oportunidades, mas esbarrou em boas defesas do goleiro Wendell.

No começo do segundo tempo, depois de desperdiçar duas chances, o Paraná ampliou com Robson aos nove minutos. Após lançamento de Jean, o goleiro Luiz saiu da área e tentou afastar o perigo, mas chutou em cima do atacante e a bola entrou no gol.

Depois disso, a torcida passou a vaiar o Criciúma, que acordou e foi buscar a virada. De cabeça, Gustavo diminuiu aos 32 minutos. No final, aos 45, o artilheiro deixou tudo igual ao finalizar na saída de Wendell e Ricardinho deu a vitória, aos 47, com um chute rasteiro na marca do pênalti.

Os dois times voltam a campo no próximo dia 30 (sábado) pela 18.ª rodada. O Criciúma enfrenta o Vasco, às 21 horas, no estádio de São Januário, no Rio, enquanto que o Paraná recebe o Ceará, às 19 horas, no estádio Durival de Britto, em Curitiba.

FICHA TÉCNICA

CRICIÚMA 3 x 2 PARANÁ

CRICIÚMA – Luiz; Lucas Taylor (Andrew), Raphael Silva, Nathan (Roberto) e Diego Giaretta; Barreto (Gabriel Leite), Ricardinho, Douglas Moreira e Juninho; Niltinho e Gustavo. Técnico: Roberto Cavalo.

PARANÁ – Wendell; Diego Tavares, Leandro Silva, Alisson e Henrique Gelain; Basso, Jean (Claudevan), Válber e Murilo Rangel (Lucas Otávio); Nadson (Henrique) e Robson. Técnico: Marcelo Martelotte.

GOLS – Robson, aos 5 minutos do primeiro tempo; Robson, aos 9, Gustavo, aos 32 e aos 45, e Ricardinho, aos 47 minutos do segundo tempo.

CARTÕES AMARELOS – Barreto, Niltinho e Raphael Silva (Criciúma); Jean e Henrique Gelain (Paraná).

ÁRBITRO – Gilberto Rodrigues Castro Júnior (PE).

RENDA – R$ 40.220,00.

PÚBLICO – 3.930 pagantes.

LOCAL – Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma (SC).