Geral

Criança que veio para o Brasil com a mãe sem consentimento do pai volta para Suíça

Crédito: Divulgação/ PF

Um menino de 5 anos voltou nesta semana para a Suíça e reencontrou o pai em Zurique, na quarta-feira (15). A criança havia sido trazida para o Brasil pela mãe, sem o consentimento do pai, e foi localizada em Jaboatão dos Guararapes (PE). As informações são do G1.

De acordo com a Polícia Federal, o caso veio à tona no dia 4 de agosto deste ano, quando o menino e a mãe dele foram considerados “desaparecidos” pelas autoridades de proteção à criança do país europeu.

Segundo a PF, a mãe, de 43 anos, que é brasileira, voltou para o Brasil com o filho que tem dupla cidadania (suíça e brasileira), sem avisar as autoridades locais, o que descumpriria a legislação do país europeu.

Após o caso ser reportado para as autoridades brasileiras, a PF descobriu, em outubro, que a mulher tinha voltado para a Europa. Ela foi abordada no Aeroporto de Lisboa, em Portugal, e afirmou ter deixado a criança com a avó materna dela.

Para as autoridades portuguesas, a mulher disse ainda que estava a caminho da Suíça para “tentar renovar o passaporte da criança e resolver questões pessoais com o ex-marido”. As investigações prosseguiram até que a criança foi localizada na casa de uma tia do menino, em Jaboatão dos Guararapes.

Conforme a Polícia Federal, a autorização para a criança voltar para a Europa foi expedida pela Justiça pernambucana no dia 10 de dezembro. O menino viajou com um primo brasileiro. Segundo a PF, a Justiça brasileira “entendeu que por ela ter deixado a criança com os parentes não houve abandono de incapaz”.

Na Suíça, onde a mulher está atualmente, será preciso aguardar a Justiça se pronunciar sobre o caso, já que ela saiu daquele país de forma irregular.

Instagram will load in the frontend.