Um garoto de cinco anos de idade que voltava da escola em Minnesota, nos Estados Unidos , foi levado junto com o pai por agentes federais durante uma batida anti-imigração , denunciou o advogado da família.
Liam C. R. é o quarto estudante de um subúrbio de Minneapolis a ser retido por agentes de imigração nas últimas semanas, segundo anunciado nesta quarta-feira (22/01) pela superintendente das escolas públicas de Columbia Heights, Zena Stenvik, em coletiva de imprensa.
+ Suspensão de novos vistos de imigração para os EUA entra em vigor
Segundo a superintendente, a família está com um pedido de asilo em aberto e não havia ordem contra eles para deixar o país.
“O ICE não visou uma criança”
Em nota, o Departamento de Segurança Nacional negou que o Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA (ICE, na sigla em inglês) tenha detido o garoto por ele ser imigrante. “O ICE não visou uma criança. A criança foi abandonada”, afirmou.
Segundo a pasta, os agentes estavam em missão para prender o pai de Liam, Adrian A. C. A., que estaria vivendo ilegalmente no país, e que ele fugiu a pé e “abandonou o filho”.
“Para segurança da criança, um dos nossos agentes do ICE ficou com a criança enquanto os outros agentes apreenderam C. A.”, prosseguiu a nota, acrescentando que os pais podem escolher entre serem removidos com seus filhos ou deixá-los sob os cuidados de outra pessoa a seu critério.
“Outro adulto que vive no imóvel estava do lado de fora [presenciando a ação do ICE] e implorou aos agentes que deixassem que eles tomassem conta da criança”, disse Stenvik, acrescentando que os apelos teriam sido ignorados. “Em vez disso, o agente tirou a criança do carro ainda ligado, levou-o até a porta e o instruiu a bater, pedindo para que o deixasse entrar para ver se havia mais alguém em casa. Essencialmente, usaram um garoto de cinco anos como isca.”
Segundo o advogado Marc Prokosch, que defende a família, pai e filho estão juntos numa cela num centro de detenção para imigrantes em Dilley, no Texas.
Além de Liam, Stenvik disse que os agentes de imigração também levaram nas últimas semanas outros três estudantes de 17 e 10 anos.
Desde que Donald Trump voltou à Casa Branca, o ICE tem acumulado denúncias de abusos e violações de direitos humanos . O presidente americano afirma agir para expulsar imigrantes ilegais perigosos do país.
(AP, Reuters, ots)