Na última sexta-feira (22), o showrunner da série policial ‘Rookie‘, Alexi Hawley, emitiu um comunicado dizendo que irá banir armas de fogo reais nos sets de filmagem de suas produções. O posicionamento aconteceu após o acidente com arma de fogo envolvendo a diretora de fotografia Halyna Hutchins, que foi baleada e morta pelo ator e produtor Alec Baldwin durante as filmagens do filme ‘Rust’. As informações são do The Hollywood Reporter.

+ Fonte afirma que Alec Baldwin cancelou projetos após morte acidental de diretora
+ ‘Alec Baldwin não tem culpa’, diz pai de diretora de fotografia morta durante gravação

+ Menina de 11 anos que estava desaparecida é encontrada acompanhada de homem que conheceu nas redes
+ Mistério: mulher descobre que não é a mãe biológica de seus próprios filhos

A partir de agora, a produção trará apenas o uso de armas airsoft bem realistas, e os efeitos de tiros serão feitos por computação gráfica. Esse tipo de arma cenográfica usa projéteis não letais ou de chumbo, ao invés de balas de festim ou verdadeiras.

Por meio de um comunicado oficial, Hawley informou a mudança:

“Os trágicos acontecimentos de ontem no Novo México abalaram a todos nós e nossos corações estão com os amigos e familiares de Halyna Hutchins e Joel Souza. Não haverá mais armas verdadeiras na série. A segurança de nosso elenco e equipe é muito importante. Qualquer risco é arriscado demais”.

Outro profissional a se posicionar foi Eric Kripke, criador e showrunner série ‘The Boys‘. Ele usou seu perfil de Twitter para fazer uma declaração semelhante:

“Alguém machucado ou morto no meu set é o meu pior pesadelo. Mandando meu amor para a família da Halyna Hutchins, Jensen Hackles, elenco e equipe de produção de Rust. Eu sinto muito. Em sua memória, um pedido simples e fácil: Chega de armas de festim de qualquer natureza nos meus sets. Vamos usar efeitos visuais. Quem está comigo?”