Os conteúdos sensíveis do Instagram ganharão um novo significado a partir desta sexta (10) – Dia Mundial de Prevenção do Suicídio -, quando dezenas de influenciadores publicarão vídeos de 40 segundos marcados como sensíveis em suas contas na rede social. Assim que o vídeo começa, o público é surpreendido com uma mensagem: “(…) precisamos parar de cuidar da vida dos outros e começar a cuidar uns dos outros – como vai você?”. Participam famosos como Ana Maria Braga, Sabrina Sato, Juliana Paes e Lázaro Ramos.

A ação é fruto da campanha “Conteúdo Sensível”, do CVV (Centro de Valorização da Vida), ONG que atua de forma voluntária e gratuita na prevenção do suicídio e promoção da saúde mental. O objetivo é promover reflexões sobre o ódio nas redes sociais, a importância da conversa e da escuta ativa para a prevenção do suicídio e a manutenção da saúde mental, além de atrair mais voluntários para o CVV.

A campanha também conta com o apoio de parceiros como o estúdio de conteúdo Play9, que acionou um time de influenciadores, entre eles, Bruna Gomes, Diego Cruz, Eliziane Berberian,Professor Noslen e Thallysson Borges.

“Setembro é um mês de extrema importância para a conscientização de que a depressão é, sim, uma doença que precisa de tratamento como qualquer outra. É a doença mental que mais tira a vida das pessoas no mundo, por isso é nosso papel falar sobre, oferecer informações verdadeiras e divulgar todo e qualquer tipo de ajuda e apoio”, comenta Bruna Gomes, que acumula mais de 5 milhões de seguidores no Instagram.

Conteúdos sensíveis são, geralmente, de cunho sexual ou violência. De acordo com o idealizador da campanha, Eduardo Cabral, esses conteúdos “vazados” engajam mais do que mensagens importantes como a da ONG. “Hackeamos a rede para conseguir um recurso raro: a atenção das pessoas. Quando um vídeo sensível parte de uma celebridade, gera curiosidade. Usamos esse gancho de atenção para difundir nossa mensagem sobre saúde mental”, conclui. Eduardo trabalha com um coletivo de publicitários e jornalistas voluntários que idealizam as campanhas de setembro amarelo do CVV há 3 anos.

No mundo, uma pessoa comete suicídio a cada 40 segundos. No Brasil, uma pessoa tira a própria vida a cada 45 minutos. Em 2020, o CVV recebeu mais de 3 milhões de ligações de pessoas em vulnerabilidade emocional. Quando comparado a 2019, o número é 5% maior em 2020.