Pablo Marçal (PRTB) chegou a 24,4% das intenções de voto para a prefeitura de São Paulo em pesquisa AtlasIntel divulgada nesta quarta-feira, 11, conquistando a segunda posição nos mapeamentos do instituto — em empate técnico com o líder Guilherme Boulos (PSOL), 28%, e o prefeito Ricardo Nunes (MDB), que recuou para 20,1%.

Homens impulsionam aumento

Marçal passou a liderar entre os eleitores homens, com 31,5% das intenções de voto, contra 24,1% de Nunes e 21,4% de Boulos.

O crescimento foi de 12,6 pontos em relação à pesquisa anterior do instituto, divulgada em 21 de agosto, quando o ex-coach registrou 18,9% neste grupo, atrás do emedebista (23,9%) e de Boulos (22,1%).

Por que importa? Há 3.174.927 homens habilitados a votar nesta eleição em São Paulo, de acordo com os dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ou 45,88% dos eleitores da cidade.

Entre as mulheres, que são maioria na eleição paulistana, Marçal ainda derrapa, com 18,4% e a uma distância relevante do adversário do PSOL, que lidera com 33,7%.

Liderança nos menos escolarizados

O candidato do PRTB avançou ainda mais entre os menos escolarizados: 41,3% dos eleitores com ensino fundamental completo, incompleto ou que não tiveram acesso à educação formal pretendem votar nele.

Neste eleitorado, Marçal impõe uma vantagem de quase 20 pontos sobre Nunes, que teve 22,6%, e Boulos, 12,2%. No levantamento anterior do instituto, o ex-coach tinha 17,6% entre os menos escolarizados.

O principal desidratado pela ascensão foi o prefeito, que em agosto liderava no grupo com 43,9% das intenções de voto — recuou 21,3%.

Por que importa? Os menos escolarizados representam 21,5% dos entrevistados da AtlasIntel, que usa dados da PNAD Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) como referência para essa definição.

As pesquisas selecionam um grupo de entrevistados com o objetivo de produzir um extrato dos votantes, em seus grupos e divisões. Se houver 1.000 entrevistas em uma cidade onde 60% do eleitorado é feminino, por exemplo, 600 eleitoras mulheres devem ser ouvidas para os levantamentos.

Dados da pesquisa

Foram entrevistadas 2.200 pessoas entre os dias 5 e 10 de setembro, por meio do método de recrutamento digital aleatório, em que usuários clicam em um anúncio e se voluntariam a responder às perguntas. Um sistema de segurança impede que os anúncios sejam exibidos mais de uma vez para cada pessoa.

A pesquisa foi registrada no TSE com o código SP-01125/2024 e tem margem de erro de dois pontos porcentuais, para mais ou para menos.