O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) lançou o programa Avaliação Periódica do Ensino Médico (Apem), que servirá para medir a progressão do conhecimento dos estudantes de medicina. Gratuita e optativa para as escolas e alunos, a avaliação será feita em duas etapas: ciclo básico aplicado, aos graduandos do 3º ano; e ciclo clínico, aos estudantes do 5º ano.

O programa e as provas serão elaboradas em parceria com o Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês e serão baseadas no modelo do National Board of Medical Examiners (NBME), dos Estados Unidos. De acordo com o diretor do Cremesp, Bráulio Luna Filho, os testes serão adaptados à realidade do currículo médico brasileiro e contarão com a colaboração dos professores que elaboram o exame do NBME.

As provas serão aplicadas pela internet, em dia e horário pré-estabelecidos. Escolas e estudantes participantes receberão relatório detalhado com os resultados, que incluirá comparativo de desempenho das instituições participantes. A primeira avaliação deve acontecer em agosto de 2017, segundo o Cremesp.

Mauro Aranha, presidente do conselho, disse que o objetivo da avaliação é o aprimoramento da formação médica. Os médicos recém-formados ainda podem fazer o exame do Cremesp – que é facultativo, mas neste ano universidades e hospitais de São Paulo passaram o resultado do exame como um dos critérios de seleção para vagas de emprego ou de residência médica.