A experiência da Juventus e a garantia de gols de Cristiano Ronaldo contra a juventude e a ousadia dos jovens talentos do Ajax: o 1 a 1 da ida foi um grande espetáculo e o duelo na Champions segue em aberto antes da volta na terça em Turim (16h00, horário de Brasília).

Menos de uma semana depois do primeiro encontro na Holanda, a lembrança do formidável jogo do Ajax permanece viva. Esse grupo de jovens com fome de vitória, sem complexos e sem medo de nada quer agora seguir fazendo história.

O Ajax já havia dado essa impressão na rodada anterior ao humilhar o Real Madrid goleando por 4 a 1 no Santiago Bernabéu.

De Ligt, De Jong – dúvida para terça-feira -, Tadic e os demais conseguiram a virada contra o atual tricampeão da Champions depois da derrota por 2 a 1 na ida.

Mas a Juventus sonha com um triunfo na Liga dos Campeões que não acontece desde 1996… ao vencer a final contra o Ajax.

Depois da partida de ida, o jornal esportivo italiano Corriere dello Sport brincou no título: “1-1 a favor da Juve”.

De fato, a Juve entra como favorita, porque conta com Cristiano Ronaldo, porque seu elenco é mais amplo e experiente, e porque o Ajax não chega às semifinais da Champions desde 1997.

Mas a ‘Vecchia Signora’ não apresentou seu melhor futebol na Holanda e não dispõe de uma margem de erro.

– A opção Kean –

Mas o atual campeão italiano conta com Cristiano Ronaldo. O atacante dos 125 gols na Liga dos Campeões, 24 deles em 21 duelos de quartas de final, tem outra lembrança viva: a de seu hat-trick contra el Atlético de Madrid en el partido de vuelta de octavos (2-0; 3-0).

Naquela noite a Juventus mostrou ser um sério aspirante ao título por sua solidez defensiva, pela organização de um dos melhores treinadores do mundo, e pela definição de Ronaldo.

Tudo isso está mantido um mês depois, especialmente o impacto do astro português, autor do gol da Juve no jogo de ida apenas 15 dias depois de uma lesão em sua coxa direita que fez Turim tremer.

Nas 12 últimas temporadas, o cinco vezes vencedor da Bola de Ouro sempre chegou às semifinais da Liga dos Campeões, com a exceção de 2009-2010, e nunca foi eliminado nas quartas de final.

Sendo que na fase de grupos só marcou um gol. Mas desde então soma quatro em três jogos.

Cada gol e cada fase superada justificam o investimento realizado pelo clube presidido por Andrea Agnelli para contratar Cristiano Ronaldo.

Na terça-feira no Juventus Stadium, o ex-jogador do Real Madrid será a principal ameaça da Juve para os holandeses. Mas ao lado dele, Allegri pode colocar Moises Kean em detrimento do croata Mario Mandzukic.

Autor do único gol de sua equipe no sábado contra o SPAL (na derrota de 2 a 1), o atacante de 19 anos soma oito gols em dois meses entre seu clube e a seleção italiana. Jovem, talentoso, eficiente e destemido: Kean tem o perfil de um jogador do Ajax. Aliás, o clube de Amsterdã já se interessou em contratá-lo na última janela de inverno europeu.

stt/bm/iga/mcd/aam