CPMI do INSS: oposição elege Carlos Viana como presidente; Gaspar será relator

Jefferson Rudy/Agência Senado
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

A CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do INSS elegeu o senador Carlos Viana (Podemos-MG) como presidente. A CPMI foi criada para investigar o esquema de fraudes no INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social), que lesou aposentados e pensionistas.

Havia um acordo, anunciado pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre, para que o colegiado fosse presidido pelo senador Omar Aziz (PSD-AM), no entanto, Carlos Viana foi eleito por 17 votos a 14, em uma vitória para a oposição ao governo no Congresso.

Com a eleição do senador do Podemos, a relatoria da CPMI, que seria de Ricardo Ayres (Republicanos-TO), foi parar nas mãos do deputado Alfredo Gaspar (União-AL).

Nas redes sociais, Ayres, que havia sido anunciado para função de relator pelo presidente da Câmara dos Deputado, Hugo Motta (Republicanos-PB), comentou a mudança.

“A democracia se expressa também no funcionamento das comissões da Câmara. Com a eleição de um novo presidente, houve a designação de outro relator para o processo. Recebo essa decisão com naturalidade e reafirmo que sigo como membro titular da comissão, mantendo o mesmo compromisso de contribuir com os trabalhos e avançar na investigação das fraudes no INSS, em defesa da sociedade e da boa aplicação dos recursos público”, escreveu o parlamentar.