A CPI da Covid no Senado ouve nesta quarta-feira (23) Pedro Benedito Batista Júnior, diretor-executivo da empresa de plano de saúde Prevent Senior. Ele deveria ter deposto na comissão na semana passada, porém não compareceu.

Os senadores investigam se a Prevent Senior ocultou mortes de pacientes de Covid-19 durante a realização de um estudo para testar a hidroxicloroquina, associada à azitromicina, para o tratamento da doença. Ambos medicamentos não comprovadamente ineficazes contra a Covid.

Um dossiê elaborado por médicos e ex-médicos da Prevent Senior foi entregue à comissão, e informa que a disseminação da cloroquina e de outros medicamentos ineficazes contra a Covid-19 foi resultado de um acordo entre o governo Jair Bolsonaro e a Prevent.

Uma planilha à qual teve acesso a Globonews mostra que ao menos nove pacientes morreram durante o estudo, que chegou a ser divulgado e enaltecido por Bolsonaro como um exemplo de sucesso do uso da hidroxicloroquina. O presidente postou resultados da pesquisa e não mencionou as mortes de pacientes que tomaram o medicamento.

A Prevent Senior é acusada de pressionar médicos a recomendar medicações ineficazes contra a Covid-19. Os senadores devem pedir explicações de Batista Júnior a respeito das denúncias.