Geral

CPI ouve advogada que ajudou a produzir dossiê com denúncias contra Prevent Senior

Crédito: Jefferson Rudy/Agência Senado

A CPI da Covid no Senado ouve nesta terça-feira (28) a advogada Bruna Mendes Morato, que ajudou médicos da Prevent Senior a elaborar um dossiê com denúncias envolvendo a operadora de saúde. As informações são do G1.

A documentação compilada pela advogada foi entregue à comissão e aponta irregularidades cometidas pelo plano de saúde durante a pandemia de Covid-19, como a ocultação de óbitos pela doença e a prescrição do chamado “kit covid”, com remédios sem eficácia contra a doença, como a hidroxicloroquina e a azitromicina.

As denúncias serão apuradas pelo Ministério Público de São Paulo, que criou uma força-tarefa para cuidar do caso. Os documentos obtidos pela CPI devem ser enviados ao órgão para ajudar nas investigações.

Senadores da comissão querem apurar se os pacientes da Prevent Senior foram usados como “cobaias humanas” em um estudo realizado pelo plano de saúde sem a autorização da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep).

Durante a pesquisa realizada pela Prevent, ao menos nove pessoas morreram ao se tratar com os medicamentos, mas apenas duas tiveram óbitos documentados, de acordo com os médicos do plano de saúde.

Enquanto realizava o estudo, o diretor da Prevent, Fernando Oikawa, orientou médicos para que não avisassem pacientes e familiares sobre o uso das medicações.

“Iremos iniciar o protocolo de HIDROXICLOROQUINA + AZITROMICINA. Por favor, NÃO INFORMAR O PACIENTE ou FAMILIAR, (sic) sobre a medicação e nem sobre o programa”, dizia a mensagem.

Saiba mais
+ Mãe de Medina compara Yasmin Brunet a ‘atriz pornô’ e colunista divulga conversa
+ Chamada de atriz pornô, Yasmin Brunet irá processar mãe de Gabriel Medina
+ Mulher divide marido com mãe e irmã mais nova: ‘Quando não estou no clima’
+ Em pose sexy, Cleo Pires afirma: "Amando essa minha bunda grande"
+ Médicos encontram pedaço de cimento em coração de paciente durante cirurgia
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio