Brasil

CPI deve questionar Osmar Terra sobre ‘gabinete paralelo’ nesta terça

Crédito: Wilson Dias/Agência Brasil

A CPI da Covid no Senado deve ouvir nesta terça-feira (22) o deputado federal Osmar Terra (MDB-RS) e deve questioná-lo sobre o suposto “gabinete paralelo” que teria assessorado o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) a respeito de decisões sobre a pandemia de Covid-19.

O ex-ministro da Cidadania defende medidas como a imunidade de rebanho e o uso de medicamentos comprovadamente ineficazes para o tratamento da Covid-19, como a cloroquina.

De acordo com a GloboNews, Osmar Terra se reuniu ao menos 17 vezes com Bolsonaro durante a pandemia. Ele é visto pelos senadores da comissão como uma “peça-chave” na investigação sobre o “gabinete paralelo”.

Em um vídeo de uma reunião no Palácio do Planalto em setembro de 2020, Osmar Terra aparece ao lado de Bolsonaro e acompanhado de médicos a favor do uso de medicamentos ineficazes contra a Covid, entre eles a doutora Nise Yamaguchi, já ouvida pela CPI.

A existência desse grupo paralelo de aconselhamento do presidente foi revelada pelo ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, em depoimento à CPI, mas foi negada por integrantes do governo.

Nesse encontro, os supostos especialistas apresentaram opiniões contrárias às vacinas e favoráveis a medicamentos comprovadamente ineficazes contra a Covid-19. Na época da reunião, o governo já havia recebido ofertas de vacinas da Pfizer, mas ignorou as propostas da farmacêutica.

Veja também
+ Nicole Bahls já havia sido alertada sobre infidelidade do ex-marido
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ ‘Transo 15 vezes na semana’, diz Eduardo Costa ao revelar tratamento por vício em sexo
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago