Depois da OAS, agora a Camargo Corrêa também complicou a situação do ministro do TCU Vital do Rêgo. No inquérito que investiga pagamentos de propina para evitar a convocação de empreiteiros na CPI da Petrobras em 2014, o executivo Gustavo da Costa Marques revelou ter se encontrado “duas ou três vezes” com Vital, que à época era senador e presidia a CPI. Nas conversas, Marques enfatizava que não era necessário convocar os executivos da Camargo. “Em uma das reuniões, Vital do Rêgo solicitou uma doação eleitoral para a campanha como governador da Paraíba”, sem estipular valores. Marques respondeu que não poderiam contribuir porque tinha esgotado seu limite de doações do ano. Vital diz que nunca negociou vantagens ilícitas nem doações ilegais.

Da Pizza 2
Dois deputados depuseram à PF sobre a CPI. Rubens Bueno (PPS-PR) disse que a base parlamentar do governo Dilma Rousseff atuou em conjunto com os empresários uma “blindagem”. Izalci (PSDB-DF) afirmou que os requerimentos de convocação não eram votados ou, quando aprovados, não era marcada a data para ouvir empresários.

Da Pizza 3
O Senado inclusive está dificultando a obtenção de informações pela PF. Negou pedido dos investigadores para obter o registro de entradas dos empreiteiros no Congresso Nacional e a agenda dos senadores. A advocacia do Senado argumentou que o pedido tinha que ser encaminhado por meio do Ministério da Justiça.

Rápidas

* A assinatura das delações de executivos da Odebrecht, deve ficar para terça 29. Após mais de 12 horas de espera na quarta passada, advogados saíram com a sensação de que a mega reunião no auditório da Procuradoria Geral da República foi uma perda de tempo.

* Após a assinatura, o caminho até a homologação do STF, pode ser rápido. Foi adotada uma estratégia conjunta entre os cerca de 40 advogados, que já entregarão sugestões de depoimentos de seus clientes.

* Os depoentes responderam perguntas que os advogados presumiram que seriam feitas pelos investigadores com base no longo período de questionamentos feitos pela força-tarefa na etapa de fechamento dos anexos

* Semana tensa pela frente. Manifestantes prometem tomar Brasília em protesto contra a votação da PEC do Teto de Gastos no Senado, contra a MP do Ensino Médio e o pacote anti-Lava Jato. UNE dará transporte grátis.

Esqueceram de mim

126

Causou estranhamento que os depoimentos dados ao Tribunal Superior Eleitoral nas apurações da campanha que elegeu a chapa da ex-presidente Dilma Rousseff e seu vice, Michel Temer, não tenham abordado uma questão polêmica: o suposto pagamento feito pela Andrade Gutierrez para a empresa Vox Populi, para saldar dívidas de uma pesquisa qualitativa realizada durante a disputa presidencial de 2014.

Retrato falado

“Os municípios estão explodindo em dívidas e muito prefeito vai virar ficha-suja”
“Os municípios estão explodindo em dívidas e muito prefeito vai virar ficha-suja”

Nesta semana, governadores ficaram aliviados ao saber que receberão ajuda de R$ 5 bilhões do governo federal. Mas os prefeitos também querem carinho. Paulo Ziulkoski, da Confederação Nacional dos Municípios, conta que a entidade entrou como amicus curiae em uma ação impetrada esta semana pelo PSB no Supremo Tribunal Federal. Prefeituras não abrem mão de um naco dos recursos da repatriação. E também entram individualmente com ações na justiça federal.

Vira o disco

Especialistas consideram que já está na hora de o governo Michel Temer partir para a segunda fase do discurso na área econômica. A avaliação é a de que o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, já conseguiu sensibilizar e convencer sociedade e parlamentares de que a situação do país é grave e que é o ajuste fiscal é imprescindível. Porém, acham que o retrato de terra arrasada agora precisa começar a ser substituído pela sinalização de uma luz no fim do túnel. Nem que seja para apontar para 2018, 2019. Meirelles já está ciente dessa reivindicação, mas ainda avalia qual é o melhor momento para virar o disco sem desmobilizar os parlamentares.

Toma lá dá cá

124
Omar Catito Peres, empresário

O sr. vai reabrir o restaurante Piantella, tradicional reduto de políticos em Brasília. O que terá de novo?
A ideia é manter a fidelidade: os mesmos cardápio, chef, maître, garçons, pianista. Todos recontratados. De novidade, teremos uma galeria com 200 fotografias de políticos que frequentavam o restaurante. E na sala Dr. Ulysses Guimarães, apenas imagens dele. Todas feitas pelo fotógrafo Orlando Brito.

Hoje, diferentemente dos anos 80 e 90, há outros ótimos restaurantes na capital…
Tem espaço para todos. Mas o Piantella está acima da moda, tem tradição, está na memória e na alma das pessoas. E também, coloque aí, por favor, teremos qualidade com um preço justo.

Ele fica

Quando vendeu o Piantella, o advogado Antonio de Almeida Castro, o Kakay, fez uma ressalva: levaria embora o gigante painel
de Athos Bulcão, feito em mármore e que decora a fachada do local. A ideia era instalar a obra de arte em sua mansão. Mas acha tão linda que desistiu de privá-la do público.

Porta de saída

Assim como fez com a Microsoft, o ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, está negociando agora com outras empresas americanas parecerias a fim de apadrinhar start-ups para jovens beneficiários do Bolsa Família. O Ministério está tratando com as gigantes Apple, Google e Dell. A ideia é que as empresas  ofereçam orientação e estrutura.

Tem que participar

123

E por falar em jovens talentos, o ministro Osmar Terra vai tirar licença do ministério na primeira semana de dezembro. Seus dois filhos, Arthur, de 11 anos, e Enzo, de 8, vão ao Chile disputar o campeonato sul-americano de xadrez. Os garotos ocupam
o topo do ranking brasileiro em suas categorias. Pai e mãe vão para torcer in loco.

Lembrei de você

127

Após a passagem de índios, pescadores e rendeiras no Palácio do Planalto para manifestações nesta semana, agentes de segurança do Gabinete de Segurança Institucional encontraram, atrás do parlatório, onde o presidente Michel Temer faz suas falas, uma, digamos, lembrancinha. Também conhecida como número 2.