Covid:Premiê da Itália diz que analisa novas regras para Natal

ROMA, 15 DEZ (ANSA) – O primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, disse nesta terça-feira (15) que o governo está avaliando implantar novas regras sanitárias para o período das festas de fim de ano.   

“Nós já traçamos um plano para as festividades natalinas e, talvez, faremos alguns retoques. À luz de sugestões do Comitê Técnico-Científico, podemos introduzir qualquer outra medida.   

Estamos refletindo. Precisamos derrotar de qualquer maneira a chegada de uma terceira onda porque seria muito pesado”, disse Conte.   

O premiê ressaltou que o sistema de cores por região, implantado em 3 de novembro e que divide as áreas de maior risco de contágio e maior saturação de leitos clínicos, “está funcionando e evitou um novo lockdown, como aconteceu na Alemanha”. Para o político, “as medidas bem calibradas e bem pontuais” conseguiram “reagir bem à segunda onda”.   

Segundo fontes, após uma nova reunião entre o CTS e os membros do governo, os especialistas científicos recomendaram “aumentar as medidas e aumentar os controles seguindo as indicações contidas no decreto de 3 de dezembro, adaptando-as como for oportuno”.   

Naquele dia, o governo italiano estendeu o toque de recolher das 22h às 5h até 2021 e proibiu os deslocamentos inter-regionais entre 21 de dezembro e 6 de janeiro e intermunicipais em 25 e 26 de dezembro e 1º de janeiro.   

As novas medidas são avaliadas como necessárias pelos cientistas que orientam o governo porque, apesar do decreto de 3 de novembro ter conseguido reduzir gradualmente a quantidade de novos contágios, o número diário de mortes ainda está em um patamar muito alto.   

Nesta terça-feira, o Ministério da Saúde da Itália informou que foram 14.844 novas contaminações e 846 óbitos em 24 horas, elevando para 1.870.576 a quantidade de diagnósticos positivos e para 65.857 mortes desde o fim de fevereiro. (ANSA).