Coronavírus

Covid matou mais policiais do que violência no Rio de Janeiro

Covid matou mais policiais do que violência no Rio de Janeiro

Os policiais civis e militares do Rio de Janeiro foram mais vítimas da Covid-19 do que da violência no último ano. Os dados são do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2021, produzido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública e divulgado em julho.

Segundo o documento, no Rio de Janeiro, cinco policiais civis e 39 policiais militares da ativa foram assassinados em crimes violentos letais e intencionais (homicídios, latrocínios ou lesão corporal seguida de morte), em serviço ou fora de serviço, durante o ano passado. Já os que morreram devido à Covid-19 somam 15 policiais civis e 50 PMs, em um total de 65 servidores. Ao todo, 18.142 profissionais foram afastados por causa da doença, a maioria (16.460) PMs.

Em conversa com o jornal carioca Extra, a presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Rio de Janeiro (Sindpol-RJ), Marcia Bezerra, disse que desde o início da pandemia até junho deste ano, 28 policiais civis morreram de Covid-19. Para ela, os números são resultado do atraso no início da vacinação prioritária da categoria, que só começou no último mês de maio, e da distribuição insuficiente de equipamentos de proteção individual (EPIs) aos servidores.

“O Estado colocou à disposição álcool em gel, máscaras e face shield (proteção facial) em quantidade menor do que a necessária. Com isso, não pudemos trocar as máscaras com a frequência recomendada pelas autoridades sanitárias. Muitos tiveram que comprar o próprio o EPI”, disse.

Veja também
+Deolane Bezerra, viúva de MC Kevin, revela que fez cirurgia na vagina
+ Vídeos mostram pessoas preparando saladas com Cheetos no TikTok
+ Mulher e filho de Schumacher falam sobre saúde do ex-piloto
+ Carvão “gourmet” que não suja as mãos vira meme nas rede sociais; ouça
+ Mãe encontra filho de 2 anos morto com bilhete ao lado ao chegar em casa
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago