Saúde da mulher

Covid, gripe, crupe ou garganta inflamada? Saiba como diferenciar os sintomas em crianças

Crédito: Pexels

Apesar de a covid-19 ser a principal preocupação de muitos quando o assunto é saúde, outras doenças respiratórias estão tendo sua alta nos últimos meses — em adultos e crianças. 

+ Volta às aulas presenciais é seguro? Infectologistas orientam os pais e falam sobre a vacinação infantil

+ ‘Estar grávida é uma razão extra para ser vacinada’, destaca especialista

A médica familiar Bayo Curry-Winchell relata ter percebido como a pandemia “mudou a dinâmica” de como os pais operam quando seus filhos ficam doentes. “Se eles testam negativo para covid, nós pensamos: ‘está tudo bem, você vai ficar bem’”, ela diz à “Popsugar”, de onde são as informações. 

Embora isso não seja uma mentira, os pais devem ficar atentos ao monitoramento da saúde de seus filhos. Mesmo que eles não tenham coronavírus, outras doenças sazonais podem aparecer. Confira algumas delas e saiba diferenciar seus sintomas:

Resfriado

Os sintomas do resfriado geralmente são leves, de acordo com a especialista. Se você notar espirros, coceira na garganta ou um nariz escorrendo e entupido, é provável que um resfriado seja o culpado. Uma febre baixa é rara, mas possível.

Tratamento: não há teste para o resfriado comum e nenhum tratamento específico além de medicamentos de venda livre para aliviar o desconforto à medida que ele segue seu curso.

Gripe

“Estou vendo casos de gripe e covid juntos”, relata a médica. “É difícil porque há muitos sintomas cruzados, e nem sempre as crianças estão cientes de como verbalizar seus sintomas”. 

Muitas vezes, as crianças com gripe se sentem pior do que com um resfriado ou mesmo com covid. Eles podem ter febre repentina, dores de cabeça e calafrios, e podem perder o apetite ou ter náuseas, vômitos e diarréia.

Tratamento: o diagnóstico de gripe pode ser feito através de testes de influenza em farmácias e hospitais. A maioria das crianças com gripe pode se recuperar em casa, descansando e bebendo bastante líquidos. Um medicamento antiviral pode ser prescrito para aliviar os sintomas e encurtar a doença. E não se esqueça: muitos casos de gripe podem ser evitados com a vacina anual.

Garganta inflamada

Muitas vezes, inflamações na garganta como a faringite estreptocócica também apresentam sintomas semelhantes aos de gripe e covid. “A garganta inflamada também vem com dor de garganta e febre, então sempre encorajo pais a usarem a lanterna de seus celulares para dar uma olhada na garganta de seus filhos”, diz Bayo. Amígdalas vermelhas e inchadas, às vezes com manchas brancas, são indicadores comuns de uma infecção bacteriana como estreptococos.

“Outro fator, especialmente se seu filho ainda não fala, é se ele não está comendo ou bebendo tanto”, diz ela. “Pode não ser por perda de apetite, e sim porque é doloroso comer, beber ou engolir, então eles simplesmente não fazem isso”, completa.

Tratamento: os pais devem levar seus filhos ao pediatra para descobrirem se a inflamação é viral ou bacteriana. Nesses casos, antibióticos orais são comumente usados ​​como tratamento.

Crupe

A crupe é uma infecção do trato respiratório superior que geralmente ocorre em crianças de seis meses a três anos de idade, causando tosse alta e voz rouca.

Recentemente, pediatras notaram que crianças menores de cinco anos infectadas com a variante Ômicron estão apresentando sintomas semelhantes. Por isso, se você acha que seu filho contraiu a crupe, Bayo sugere também fazer um teste covid, por precaução.

Tratamento: a infecção geralmente não é grave, dura de três a cinco dias e frequentemente pode ser tratada em casa, sob as orientações de um pediatra.