SÃO PAULO, 26 JAN (ANSA) – O governo federal publicou uma portaria nesta terça-feira (26) proibindo a entrada de passageiros vindos da África do Sul, sejam residentes ou não, para tentar conter a entrada no país da variante do coronavírus Sars-CoV-2 localizada no território africano.   

A decisão segue a mesma medida adotada contra o Reino Unido em 24 de dezembro do ano passado. Ambas as nações detectaram mutações que aparentam ser mais contagiosas do que as demais.   

As normas não valem para brasileiros ou para residentes sul-africanos legalizados, além de membros da diplomacia ou que tenham parentes de primeiro grau no Brasil. Para os demais viajantes que entram por via aérea, será necessário apresentar um exame RT-PCR negativo para a Covid-19 feito em até 72 horas antes do embarque.   

A portaria nº 652 mantém a proibição de entrada de estrangeiros de qualquer nacionalidade por via terrestre, com exceção daqueles que moram em cidades fronteiriças e dos paraguaios, que poderão entrar no país sem restrição.   

As variantes sul-africanas e britânicas, bem como a brasileira – detectada no Amazonas -, vêm causando preocupação em diversos governos internacionais. No entanto, as fabricantes de vacinas garantem que os imunizantes aprovados até o momento conseguem agir também contra as novas cepas. (ANSA).