A Rainha Elizabeth II, que faleceu aos 96 anos de idade, nesta quinta-feira (08), está sendo um dos assuntos mais falados do dia. A monarca, que ocupou o trono britânico por mais de sete décadas, deve ser sucedida pelo filho mais velho, o príncipe Charles, de 73 anos.
+ Os direitos da união estável em caso de morte do companheiro
+ Eumir Deodato, avô brasileiro de Hailey Bieber, vendeu milhões de discos, venceu Grammy e trabalhou com Frank Sinatra
Antes da partida de Elizabeth, uma fonte do palácio disse à Reuters que há especulações de que ela teria sofrido uma queda. Conversamos com os médicos do Hospital Israelita Albert Einstein, que fizeram um alerta sobre quedas com idosos: Rainha Elizabeth II: médicos fazem alerta sobre quedas com idosos
A IstoÉ Gente faz um resumo e conta como foram os últimos anos e dias de vida de Elizabeth II. Confira abaixo!
Polêmica familiar
Em entrevista à Oprah Winfrey em março de 2021, Meghan, mulher do Príncipe Harry, fez relações bombásticas. Na ocasição, ela contou que teve pensamentos suicidas no palácio e foi negado apoio psicológico por prejudicar a imagem da instituição.
A ex-atriz, que é afrodescendente, ainda afirmou ainda que, quando estava grávida, um membro da família real manifestou preocupação com a cor da pele do filho. A rainha anunciou que essa grave acusação seria tratada na família.
A polêmica entrevista chocou os membros da família real, entre eles, a Rainha Elizabeth II.
Morte do marido
Segundo informações do jornal Daily Mail, o estado de saúde da rainha Elizabeth II piorou bastante após a morte do marido, o príncipe Philip, que faleceu em abril do ano passado.
Estado de saúde e Covid-19
Em 2022, Elizabeth contraiu Covid-19 e não pode estar presente nas celebrações do Jubileu de Platina. Depois do diagnóstico de Covid-19, a rainha chegou a restringir e cancelar alguns eventos, inclusive a comemoração dos seus 70 anos de poder.
Desde 2021, a veterana estava apresentando algumas dificuldades com relação à mobilidade e outros problemas de saúde e, por isso, precisou adaptar a sua agenda de eventos, realizando desmarcações e novos agendamentos de seus compromissos reais.
Proibida de tomar bebida alcoólica
Em outubro do ano passado, médicos aconselharam a rainha Elizabeth II, do Reino Unido, a interromper o hábito de ingerir bebida alcoolica diariamente, segundo relatos de pessoas próximas à família real britânica publicados pela revista “Vanity Fair”.
Apesar de raramente ser vista bebendo em público, a rainha aprecia quase todas as noites um dry martini, drinque que também é o favorito do seu filho, o príncipe Charles, ainda de acordo com a publicação.
Mensagem ao Brasil
Na última quarta-feira, dia 7 de setembro, a Rainha Elizabeth II enviou ao Brasil mensagem pelo Bicentenário da Independência, felicitando o povo brasileiro. O comunicado foi compartilhado no Twitter pela encarregada de negócios da Embaixada do Reino Unido no Brasil, Melanie Hopkins.
“Em meio à celebração da importante ocasião dos 200 anos de Independência, gostaria de parabenizar Vossa Excelência e enviar minhas felicitações ao povo da República Federativa do Brasil, lembrando com carinho da minha visita ao país, em 1968. Que continuemos trabalhando com esperança e determinação para superar os desafios globais juntos”, diz o recado da Rainha.
Veja também: Vídeo: Piloto ucraniano em ação revela poder de fogo fornecido pelos EUA