Coronavírus

Covid-19 pode diminuir o tamanho do pênis? Especialistas explicam possíveis sequelas

Covid-19 pode diminuir o tamanho do pênis? Especialistas explicam possíveis sequelas

Um estudo publicado recentemente pela plataforma MedRxiv causou preocupação por indicar a diminuição do pênis como uma das possíveis sequelas da Covid-19. A pesquisa foi feita com 3.762 pacientes infectados com o novo coronavírus.

De acordo com os dados, 3% dos entrevistados relataram ter percebido uma diminuição no tamanho do órgão genital. Além disso, 15% tiveram algum tipo de disfunção sexual e 11% sentiram dor nos testículos.

No entanto, especialistas ouvidos pelo jornal Estado de Minas e pela Rádio EBC afirmam que ainda não está comprovado que a Covid-19 diminui o membro. A pesquisa da MedRxiv foi realizada de forma online baseada nas opiniões dos homens e, por isso, não tem comprovação científica de que tal sequela é verdadeira ou não.

Em entrevista à EBC, o urologista Diogo Mendes, diretor do Sindicato dos Médicos do Distrito Federal e diretor de Comunicação e Divulgação da Associação Médica de Brasília (AMBr), afirmou que não está provado que a Covid-19 diminui o órgão. Porém, ressaltou que a doença pode sim alterar o desejo sexual e afetar a sustentação da ereção, pois são alterações funcionais.

“Frequentemente pacientes relatam ter a percepção de que o pênis está encurtando, quando, na verdade, não está acontecendo nada do ponto de vista médico. Então, tudo o que tange a sexualidade, sexo e genitália masculina tem um fator psicológico muito forte envolvido e muito subjetivo também”, explicou o urologista Ricardo Lopes ao Estado de Minas.

O estudo da MedRxiv foi realizado pelos pesquisadores Hannah E Davis, Gina S Assaf, Lisa McCorkell, Hannah Wei, Ryan J Low, Yochai Reem, Signe Redfield, Jared P Austin e Athena Akrami.

Veja também
+ Nicole Bahls já havia sido alertada sobre infidelidade do ex-marido
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ ‘Transo 15 vezes na semana’, diz Eduardo Costa ao revelar tratamento por vício em sexo
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago