27/04/2020 - 9:00
ROMA, 27 ABR (ANSA) – O Ministério da Saúde e a Defesa Civil da Itália lançaram nesta segunda-feira (27) uma central de atendimento telefônico para dar suporte psicológico a pessoas afetadas de alguma forma pela pandemia do novo coronavírus, que já infectou cerca de 200 mil indivíduos e deixou mais de 26 mil mortos no país.
A central funcionará diariamente, das 8h às 24h, por meio dos telefones 800 833 833, para ligações de dentro da Itália, e 02 2022 8733, para chamadas do exterior. Serão cerca de 2 mil profissionais treinados para oferecer apoio psicológico em meio à mais grave emergência sanitária no mundo em um século.
“É uma resposta estruturada e importante para enfrentar o desafio do coronavírus. É fundamental estar próximo às pessoas que precisam de um suporte emocional, escutar suas fragilidades, enfrentar os medos juntos”, disse o ministro da Saúde da Itália, Roberto Speranza.
A iniciativa foi criada em parceria com associações e sociedades de psicólogos e é gratuita, com atendimentos específicos para diferentes categorias, como crianças, adolescentes, dependentes químicos e pacientes oncológicos.
A Itália é um dos países mais afetados pela pandemia do novo coronavírus, mas agora se prepara para iniciar, em 4 de maio, a fase de retomada gradual das atividades econômicas e sociais. A primeira etapa prevê a reabertura de parques e de serviços para viagem em restaurantes, além de permitir funerais e visitas a familiares dentro da mesma região, mas eventos esportivos, escolas e lojas continuarão fechados. (ANSA)