SÃO PAULO, 17 ABR (ANSA) – O governo brasileiro confirmou que o consórcio Covax Facility, liderado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), enviará quatro milhões de doses da vacina Vaxzevria, da Universidade de Oxford/AstraZeneca, para o Brasil em maio.   

O país já havia recebido pouco mais de um milhão de doses da mesma vacina em março, mas o novo lote é uma antecipação do grupo por conta da gravidade da pandemia no país.   

Nesta sexta-feira (16), em uma reunião de governadores e representantes da Organização das Nações Unidas (ONU), a notícia havia sido antecipada e publicada por diversos líderes estaduais em suas redes sociais.   

A Vaxzevria é uma das vacinas já autorizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), ao lado da CoronaVac e da Cominarty.   

O Brasil vive o pior momento da pandemia de coronavírus Sars-CoV-2, com médias recordes de mortes e casos. Conforme dados do Conass, são 13.832.455 contágios confirmados e 368.749 vítimas.   

Já o portal Covid-19 no Brasil (https://coronavirusbra1.github.io/) informa que 35.165.088 doses já foram aplicadas no Brasil, sendo que 9,2 milhões de pessoas foram imunizadas com as duas doses necessárias. (ANSA).