Mario Covas Neto, filho do ex-governador de São Paulo Mario Covas (morto em 2001) e tio do ex-prefeito Bruno Covas (morto em 2021), assumiu a presidência da federação PSDB-Cidadania na capital paulista.

A troca no comando da federação ocorre às vésperas das eleições municipais, em que o apresentador José Luiz Datena (PSDB) é pré-candidato à prefeitura da cidade. Covas Neto, que teve um retorno comemorado ao PSDB em maio, é cotado para ser vice na chapa em outubro.

+Datena diz que Lula fez governos melhores do que Bolsonaro: ‘Não foi eleito três vezes à toa’

Ao site IstoÉ, o ex-vereador de São Paulo afirmou que sua chegada ao cargo “até pode” fortalecer a candidatura de Datena, mas não tem esse objetivo. Segundo Covas Neto, o movimento visa fortalecer a atuação da federação na capital, onde ela era presidida por Duarte Nogueira (PSDB), prefeito de Ribeirão Preto.

Mobilização paulistana

“Os dois partidos [PSDB e Cidadania] perderam representação na cidade nesse processo recente, até o mês de abril, prazo para que os vereadores trocassem de partido”, disse Covas Neto. No período mencionado pelo ex-parlamentar, sete vereadores tucanos deixaram a legenda em São Paulo em meio à indefinição quanto às eleições de outubro.

Desde então, o diretório municipal definiu Datena como pré-candidato à prefeitura e afastou a possibilidade de apoiar outro postulante ao cargo.

Na sexta-feira (18), Covas Neto se reunirá com os outros dirigentes da federação para a definição de estratégias para o pleito. A previsão é de que o PSDB tenha 40 candidatos a vereador, e o Cidadania, 16.