A Costa do Marfim venceu Mali por 1 a 0 pelas oitavas de final da Copa Africana das Nações, nesta segunda-feira em Suez, no Egito, e vai enfrentar a Argélia nas quartas de final na quinta-feira.
No banco de reservas nos dois primeiros jogos e titular após muita pressão midiática e popular, Zaha é um dos rostos mais conhecidos da equipe marfinense, que ainda não mostrou um bom futebol na competição.
O artilheiro do Crystal Palace aproveitou um erro de Youssouf Koné para marcar seu segundo gol na competição (76) e garantir assim a vaga dos ‘Elefantes’ entre os oito melhores do continente.
Já a Argélia, o próximo adversário, tem impressionado no torneio sediado pelo país dos ‘Faraós’ nas últimas três semanas e no domingo venceram a seleção de Guiné por 3 a 0, com gols de Belaïli (24), Mahrez (57) e Ounas (82).
Os ‘Elefantes’ alcançaram a final em duas das três últimas ocasiões em que superaram a fase de grupos, com um título em 2015. Já Mali só mantém entre seus titulares um jogador que estava presente na epopeia de 2013, Molla Wagué, quando conseguiram a medalha de bronze.
Os marfinenses, vencedores da CAN em 1992 e 2015, não passaram da primeira fase na última edição, e fracassaram ao não se classificarem para a Copa do Mundo de 2018.
— Jogos das oitavas de final da Copa Africana de Nações (CAN):
Sexta-feira, 5 de julho
Marrocos – Benim 1-1, (1-4 nos pênaltis): Benim classificado
Uganda – Senegal 0-1, Senegal classificado
Sábado, 6 de julho
Camarões – Nigéria 2-3, Nigéria classificada
Egito – África do Sul 0-1, África do Sul classificada
Domingo, 7 de julho
Madagascar – República Democrática do Congo 2-2 (4-2 nos pênaltis), Madagascar classificado
Argélia – Guiné 3-0, Argélia classificada
Segunda-feira, 8 de julho
Mali – Costa do Marfim 1-0, Mali classificado
(16h, horário de Brasília) Gana – Tunísia
ah/iga/gh/aam