O cortejo fúnebre da rainha Elizabeth II teve início na manhã deste domingo 11, ao partir do castelo escocês de Balmoral para o Palácio de Holyroodhouse, localizado em Edimburgo, capital da Escócia. O trajeto durou cerca de seis horas e foi acompanhado por milhares de pessoas, que desejavam se despedir da monarca que governou o Reino Unido por 70 anos. Esta foi somente a primeira etapa da despedida da sua Majestade, que se encerrará com o Funeral de Estado na próxima segunda-feira, 19.
+ Por que caixões de chumbo são usados no enterro de integrantes da realeza britânica?
+ Os signos com maiores chances de se tornarem milionários
+ Rei Charles III se irrita novamente com caneta ao assinar livro: ‘Eu odeio isso’
Hoje o corpo saiu em procissão do Palácio de Holyroodhouse em direção a Catedral de Saint Giles, localizada a cerca de um quilômetro de distância. O percurso foi acompanhado a pé, pelo Rei Charles III, ao lado seus irmãos e cunhado, a princesa Anne, seu marido sir Timothy Laurence, e os príncipes Andrew e Edward. A rainha consorte Camilla, além de Sophie, esposa do príncipe Edward, seguiram atrás de carro.
O cortejo foi marcado por um silencio respeitoso e interrompido de forma breve por gritos de “Deus salve a rainha”. No final da procissão, a família real participou de uma cerimônia na Catedral e se iniciou a vigília dos príncipes, onde o corpo da rainha ficará acompanhado a todo o momento por um de seus filhos. Assim, como durante 24 horas, o caixão ficará exposto na catedral, período em que a população poderá visitar e prestar sua última homenagem à rainha. A expectativa é de que milhares de pessoas compareceram. De acordo com a BBC, os visitantes participarão de uma inspeção ao caixão, mas não será permitido fotografar e nem filmar a visita. Às 17h (13h em Brasília) de terça, o caixão será transportado para Londres. Ao chegar na capital britânica, irá para o palácio de Buckingham.
Na quarta-feira 14, as 14h 22m (10h22h em Brasília), o corpo da rainha sairá em procissão do Palácio de Buckingham em uma carruagem ao Palácio de Westminster, sede do Legislativo. local onde o caixão permanecerá por quatro dias, ficando exposto novamente para o público mediante compra de ingressos. Com expectativa de milhares de britânicos, que deverão prestar seu último Adeus, a sua Majestade nestas 96 horas.
Somente no dia 19, segunda-feira, ocorrerá o Funeral de Estado na Abadia de Westminster, no centro de Londres. O caixão da rainha será sepultado na Capela Memorial Rei George VI, ao lado do túmulo do duque Phillip, de seus pais e de sua irmã, princesa Margaret, no castelo de Windsor, nos arredores de Londres.
O Funeral de Estado deve reunir centenas de chefes de governo e autoridades. O presidente norte-americano Joe Biden já afirmou que irá comparecer a cerimônia no dia 19. Assim como o presidente Jair Bolsonaro, que confirmou sua presença neste domingo, 11.
Veja também: Ucranianos invadem esconderijo russo e 12 morrem durante ação
+ Donos de si, os 5 signos mais independentes do zodíaco
+ Onda criada por erupção de vulcão em Tonga atingiu 90 metros de altura