Corte no Reintegra é péssimo e setor foi pego de surpresa, diz Cosag da Fiesp

Ribeirão Preto, 1/6 – O presidente do Conselho Superior do Agronegócio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Cosag/Fiesp), Jacyr Costa Filho, afirmou, ao Broadcast Agro (serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado), que a redução no Reintegra – mecanismo de restituição futura de créditos acumulados com exportações – será “péssima, pois pegou o setor de surpresa” e ocorreu sem qualquer discussão prévia por parte do governo. “Foi uma medida unilateral e pega exportações que já estão contratadas, cujo cálculo contava com o Reintegra. Foi um golpe grande”, disse Costa Filho.

A redução do Reitegra foi uma das medidas anunciadas pelo governo para compensar rombo no Tesouro do reembolso de R$ 0,46 por litro dado pelo governo aos produtores de diesel e à Petrobras, após a redução do PIS/Cofins sobre o combustível fóssil. As medidas foram anunciadas para finalizar a greve de caminhoneiros. Segundo o executivo, o Cosag/Fiesp estuda medidas para tentar reverter essa decisão, tema do debate na reunião do conselho empresarial paulistas na próxima segunda-feira, 4.

Segundo dados do Instituto de Economia Agrícola (IEA), no primeiro quadrimestre de 2018 o agronegócio paulista exportou US$ 5,42 bilhões, valor que representa 31,5% de todas as vendas externas do Estado de São Paulo, de US$ 17,2 bilhões no período, e de 17,8% das exportações do setor em todo o País, de US$ 30,5 bilhões. São Paulo é o maior exportador mundial de açúcar e suco de laranja e pelos portos locais saem a maior parte das vendas brasileiras de carnes e etanol.