ROMA, 11 DEZ (ANSA) – Um tornado atingiu a região sudeste dos Estados Unidos entre a noite desta sexta-feira (10) e este sábado (11) e deixou, ao menos, 50 mortos.

As vítimas estão nos estados do Tennessee, Kentucky, Arkansas, Missouri. Illinois também registra muitos danos, mas não confirmou falecimentos.

Os números oficiais apontam cinco vítimas, mas em entrevista ao canal “WLKY”, o governador do Kentucky, Andy Beshear, apontou que as vítimas passam de 50. “Esse vai ser um dos piores danos provocados pelo maior tornado que vimos em muito tempo”, adicionou.

A Guarda Nacional já foi enviada para a região e Beshear informou que declarou “estado de emergência” na noite desta sexta.

Em Mayfield, o número de vítimas também pode ser elevado. O galpão de uma fábrica de velas foi destruído durante a passagem do fenômeno e, conforme a “WLKY”, “mais de 100 funcionários estavam no local” no momento do incidente.

Os socorristas estão trabalhando para resgatar as pessoas presas na indústria.

Segundo meteorologistas norte-americanos, o “tornado quádruplo” pode ter sido o mais longo da história dos EUA por conseguir atravessar de maneira ininterrupta quatro estados do país.

*Correção no terceiro parágrafo do estado do governador do Kentucky. (ANSA).