Os funcionários dos Correios entraram em greve por tempo indeterminado a partir desta segunda-feira (12). Por causa da paralisação, alguns boletos poderão não ser entregues, mas é necessário realizar o pagamento mesmo assim.

Segundo a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect), houve adesão dos estados São Paulo (capital e região metropolitana, Sorocaba e Bauru), Rio de Janeiro, Maranhão e Tocantins.

Para evitar o pagamento de multas em caso de atraso, o consumidor deve procurar as empresas responsáveis que enviam os documentos pelos Correios antes do vencimento das contas. Para os serviços bancários pela internet, o pagamento deverá ser feito pelos canais de atendimento do banco como caixa eletrônico, telefone ou internet.

Já as contas mais comuns como água, luz, telefone e gás também podem ser pagas em correspondentes bancários, casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos credenciados. Nos casos de danos morais ou materiais pela falta da prestação do serviço, também é possível pedir indenização por meio da Justiça.

O ideal é que o consumidor guarde todos os comprovantes de pagamento. Pelo telefone, peça o número de protocolo no final do atendimento. Na internet, solicite o documento por email ou salve no próprio computador.

Encomendas atrasadas

A greve também afeta a entrega de mercadorias compradas pela internet. Se o consumidor pagou pelo serviço via Sedex e teve algum prejuízo, ele pode pedir para ser compensado por isso, de acordo com a Proteste. Além disso, pode acompanhar a entrega pelo site dos Correios e verificar em qual local a mercadoria está.

Caso não seja possível substituir uma carta ou documento por email ou fax, recomenda-se que o consumidor opte por outras empresas de entrega como Fedex, UPS e DHL.