Correção: Unica critica em fórum subsídios adotados por Índia e Paquistão

A matéria enviada anteriormente continha uma incorreção no título, apesar de o texto estar correto. Os países corretos são Índia e Paquistão, e não Índia e China, como constava no título. Segue a versão corrigida.

São Paulo, 9 – Países membros do Global Alliance for Sugar Trade Reform and Liberalisation criticaram os subsídios a exportações de açúcar realizadas pelos governos do Paquistão e da Índia, informou a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), em nota.

No fórum realizado na terça-feira, 8, em Nova York, representantes dos países membros reforçaram que os dois governos precisam reconsiderar seus mecanismos artificiais para exportação de açúcar e cumprir as regras internacionais estabelecidas pela Organização Mundial do Comércio (OMC) e não subsidiar o produto. A expectativa é de que tanto o Paquistão quanto a Índia se comprometam com uma agenda de revisão de suas políticas a médio e longo prazo.

Na reunião, os participantes também apontaram que a União Europeia precisa estar em conformidade com o que assumiu junto à OMC e eliminar os efeitos adversos de uma superprodução e exportação de açúcar causadas por suas contravenções. Suas reformas no mercado de açúcar não foram bem sucedidas para eliminar o excedente de produção, sustentado por altas tarifas de importação.

“Não deve haver subsídios à exportação de açúcar. Os membros desse fórum vão monitorar de perto essas práticas e engajar seus governos a tomarem todas as medidas necessárias para assegurar a conformidade das regras da OMC”, afirmou, na ocasião, o diretor executivo da Unica, Eduardo Leão.