Na nota enviada anteriormente havia uma incorreção. A ministra não vai à Rússia, como mencionado, e sim ao Japão, onde, no dia 10, na reunião de ministros da Agricultura do G-20, em Niigata, deve conversar com o ministro da Agricultura da Rússia sobre soja, pescado e farinha. E os russos, sobre pescado e trigo. Segue nota corrigida.
Brasília, 03 – O Ministério da Agricultura quer aproximar o mercado produtor brasileiro dos países asiáticos, afirmou a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, em entrevista coletiva sobre a missão que à Ásia. Uma comitiva da pasta segue para o continente na próxima semana. A viagem inclui agendas no Japão, na China, no Vietnã e na Indonésia, para uma série de encontros com autoridades e investidores estrangeiros. A comitiva chegará a Tóquio no dia 9 e retornará no dia 21.
O secretário de Comércio e Relações Internacionais do ministério, Orlando Leite Ribeiro, também participou da coletiva. “A viagem tentará ampliar acesso do produto brasileiro na Ásia”, disse o secretário.
A ministra citou algumas das pautas específicas por países que serão visitados. No Japão, por exemplo, material genético e carne bovina serão tema das conversas. Em Niigata, na costa japonesa, a ministra participará, no sábado (11), do encontro com seus pares do G-20. Nesse encontro, ela vai conversar com o ministro da Rússia sobre soja, pescado e farinha; eles, de pescado e trigo.
Na China, a comitiva brasileira vai participar da feira de alimentos Sial. “Em Pequim teremos conversas com a China Paper, vamos falar sobre florestas”, disse. Em Pequim, um dos assuntos é sobre a habilitação de plantas de lácteos.