O corpo de Preta Gil, que faleceu neste domingo, 20, nos Estados Unidos, deverá chegar ao Brasil na quarta-feira, 23, para ser cremado. A cantora estava no país desde o início de junho, onde realizava um tratamento experimental contra a doença. As informações são da Quem e do RJTV, da TV Globo.
Segundou apurou IstoÉ Gente, Preta iria voltar para o Brasil, mas não chegou a embarcar. Ela acabou morrendo aqui em Nova York, nos EUA. Agora, os parentes estão organizando a repatriação do corpo da cantora para o Brasil, resolvendo essa burocracia e toda documentação que é necessária.
+ Preta Gil expôs tratamento contra o câncer para reduzir estigma da doença
“Há informações de que o corpo de Preta Gil chegará no Brasil na quarta-feira, 23. Em breve, a família Gil vai anunciar também os detalhes sobre as cerimônias de despedida”, afirmou Carolina Cimenti, do RJTV.
A assessoria de Gilberto Gil confirmou à Quem que ao chegar no Brasil, o corpo da cantora deverá ser cremado.
“A cerimônia de despedida será quarta, 23, ou quinta, 24. O velório provavelmente será no Municipal [Theatro Municipal do Rio de Janeiro] e ela deve ser cremada”.
Ver essa foto no Instagram
O que é repatriação funerária e como funciona
Com a morte de Preta Gil em Nova York, nos Estados Unidos, o corpo da cantora será trazido ao Brasil por meio da repatriação funerária.
Regina Célia Alves Diniz, diretora administrativa e operacional da OSSEL Assistência – empresa reconhecida por sua atuação no setor funerário – , explica à IstoÉ Gente que o serviço consiste no translado de um corpo do exterior para o país de origem, e seguem as diferentes etapas;
- emissão do atestado de óbito no país onde ocorreu a morte
- obtenção de um certificado médico que indique a causa da morte
- legalização desse documento junto ao consulado brasileiro local
+ Família está em Nova York e providencia repatriação do corpo de Preta Gil ao Brasil
“Após essas etapas, se inicia o processo de registro consular do óbito e a preparação do corpo para o transporte internacional, o que inclui cuidados sanitários, acondicionamento conforme normas do país de origem e do país de destino, e a emissão da documentação necessária para embarque e desembarque”, conta, enfatizando que processo pode girar em torno de 15 dias, mas que varia de acordo do país, das exigências locais e da agilidade na obtenção dos documentos.
“Sem apoio profissional, o translado pode demorar até meses. O custo desse tipo de serviço costuma partir de 10 mil reais, dependendo do país, podendo ser reduzido no caso de famílias que já contam com planos funerários que oferecem cobertura internacional”, finaliza.