Coronel da Inteligência ucraniana é morto a tiros em Kiev

Câmera de segurança mostra coronel no estacionamento, poucos segundos antes do assassinado
Câmera de segurança mostra coronel no estacionamento, poucos segundos antes do assassinado Foto: reprodução/redes sociais

Um coronel do Serviço de Segurança da Ucrânia foi assassinado a tiros durante a manhã desta quinta-feira, 10, em Kiev.

Identificado como Ivan Voronich, ele estava em um estacionamento quando foi abordado por um homem vestindo bermuda e touca. Em poucos instantes, o suspeito atira cinco vezes no coronel, que morre na hora.

Câmeras flagraram o criminoso guardando a arma na calça e fugindo do local. O Serviço de Segurança e a Polícia Nacional informaram à imprensa ucraniana que as investigações já estão em curso para que os autores do ato sejam responsabilizados.

+ Trump acusa Putin de falar ‘bobagem’ sobre a Ucrânia

O assassinato acontece em meio à guerra entre Rússia e Ucrânia, que já dura mais de três anos. Os ânimos voltaram a se agitar no mês passado – devido a um ataque surpresa a aviões de guerra russos -, mas foi na madrugada desta quinta-feira que o país de Vladimir Putin lançou a maior ofensiva de drones e mísseis contra a Ucrânia desde o início da guerra, em 2022.

Ivan Voronich era um militar sênior da diligência de Operações Especiais e ”um homem que lutava contra o inimigo desde 2014 e foi um dos que iniciaram, dentro do Serviço, uma direção que hoje causa muitos problemas para os inimigos“, descreveu Roman Chervinsky, ex-oficial de inteligência ucraniano, em postagem nas redes sociais.