Ciência

Coronavírus pode levar a alucinações e psicose, diz estudo australiano

Coronavírus pode levar a alucinações e psicose, diz estudo australiano

Coronavírus pode levar a alucinações e psicose, diz estudo australiano


A psicose pode ser mais um dos sintomas sofridos pelas vítimas do novo coronavírus, segundo um estudo desenvolvido na Universidade La Trobe, em Melbourne, na Austrália. A pesquisa aponta que pacientes com a Covid-19 podem apresentar alucinações e ouvir vozes. As informações são do jornal Mirror.

+ Itália se aproxima das 125 mil mortes pelo novo coronavírus
+ Brasil supera marca de 440 mil mortes pelo novo coronavírus
+ Primeiro caso da variante indiana do novo coronavírus é confirmado no Maranhão

Os pesquisadores revisaram 14 artigos científicos atuais sobre epidemia e pandemia para avaliar o impacto potencial da Covid-19 em pessoas com psicose. Concluiu-se que o aumento à exposição de vírus, vulnerabilidade pré existente e estresse psicossocial podem resultar em um aumento na prevalência de psicose.

De acordo com a revisão, as pessoas com psicose podem apresentar um grande desafio e risco potencial de controle da infecção viral para as equipes médicas que trabalham com elas.

Co-autora principal do estudo, a pesquisadora Ellie Brown, da Orygen, analisou pesquisas publicadas sobre vírus como Mers, Sars, gripe suína e outros que ocorreram nos últimos 20 anos. O objetivo foi examinar se havia alguma conexão com a forma como esses vírus podem afetar pessoas com psicose.

“A Covid-19 é uma experiência muito estressante para todos, especialmente aqueles com necessidades complexas de saúde mental”, explicou.

“Sabemos que a psicose e os primeiros episódios de psicose são comumente desencadeados por substanciais estresses psicossociais. No contexto da Covid-19, isso pode incluir estresse relacionado ao isolamento e ter que permanecer potencialmente dentro de situações familiares desafiadoras”, afirmou Ellie.

Segundo o estudo pessoas com psicose tendem a ter três sintomas principais. “Alguém que desenvolve psicose terá seu próprio conjunto único de sintomas e experiências, de acordo com suas circunstâncias particulares. Mas, em geral, três sintomas principais estão associados a um episódio psicótico: alucinações, delírios, pensamentos confusos e perturbados”, explicou o professor Richard Gray, co-autor da pesquisa.

“Este é um grupo que provavelmente precisará de mais apoio, com isolamento, distanciamento físico, lavagem das mãos etc., e os médicos precisam pensar e trabalhar nisso para ajudar essa população vulnerável”, analisou Gray.

Veja também
+Deolane Bezerra, viúva de MC Kevin, revela que fez cirurgia na vagina
+ Vídeos mostram pessoas preparando saladas com Cheetos no TikTok
+ Mulher e filho de Schumacher falam sobre saúde do ex-piloto
+ Carvão “gourmet” que não suja as mãos vira meme nas rede sociais; ouça
+ Mãe encontra filho de 2 anos morto com bilhete ao lado ao chegar em casa
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago

Tópicos

Como deve proceder caso a gestante sinta os sintomas do coronavírus? Como deve ser feita a limpeza de superfícies para evitar o coronavírus (COVID-19)? Como é o nome oficial da doença causada pelo COVID-19? Como fazer a limpeza e descontaminação de objetos e utensílios em casa para prevenir o Covid-19? Como lavar a roupa de uma pessoa com a doença do coronavírus? Como limpar celulares para evitar contaminação do COVID-19? Como o organismo da gestante reage diante da COVID-19? Como ocorre a transmissão do novo coronavírus? Como posso ter acesso ao TeleSUS? Como preparar a minha empresa para um eventual caso de COVID-19? Como prevenir COVID-19 no ambiente de trabalho? Como será feito o acompanhamento do progresso do coronavírus durante a retomada? CORONAVÍRUS Devo deixar as janelas sempre abertas se tiver alguma pessao com doença do coronavírus? É seguro receber um pacote de qualquer área em que a COVID-19 tenha sido relatada? O que devo fazer se uma pessoa tossir ou espirrar do meu lado para prevenir o COVID-19? O que fazer se eu ficar doente de COVID-19? O que posso fazer para proteger meu filho e evitar a propagação do COVID-19? O que significa uma pandemia? Pessoas devem interromper ou modificar seus tratamentos se tiverem coronavírus (COVID-19? Podemos usar todos os antitérmicos para o controle da febre do COVID-19? Posso consumir carne de porco se estiver com COVID-19? psicose Quais as diferenças dos sintomas da COVID-19 e gripe/resfriado? Quais devem ser os cuidados com os bebês para evitar COVID-19? Quais hábitos podem me ajudar a superar pandemia do COVID-19? Quais são as complicações da COVID-19? Quais são os principais cuidados para evitar a contaminação familiar de COVID-19? Qual é a síndrome gripal dos casos suspeitos de COVID-19? Qual é o tempo de incubação do coronavírus? Quando foi descoberto o novo coronavírus COVID-19? Quanto tempo o coronavírus permanece ativo em diferentes superfícies? Tenho que parar de tomar alguma medicação por conta do novo coronavírus (COVID-19)?