A epidemia de coronavírus superou o número de mortes previsto pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no Brasil. Na quarta-feira (8), o país já registrava 800 vítima fatais da Covid-19. Na previsão do presidente, feita em 22 de março durante uma entrevista a TV Record, a estimativa era de que haveria menos óbitos com o novo vírus do que os causados pelo H1N1 em 2019 no Brasil. As informações são do Uol.

“O número de pessoas que morreram de H1N1 no ano passado foi na ordem de 800. A previsão é não chegar a essa quantidade de óbitos no tocante ao coronavírus. Tem certos números que temos que levar em conta. Essas crises, esses vírus, acontecem no mundo todo, o tempo todo. Então, calma, tranquilidade, não levar pânico à população”, disse Bolsonaro à Record.

No ano passado, a gripe H1N1 matou no país 796 pessoas. Em 2009, o Brasil registrou 2.060 óbitos, no ano em que a Organização Mundial da Saúde declarou epidemia do vírus H1N1. No mundo, o coronavírus já tem quatro vezes mais mortos do que a epidemia de H1N1 de acordo com dados da OMS.