A 37ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro promete muita emoção na tarde deste sábado, quando a partir das 16h30, cinco jogos simultâneos podem definir o grande campeão da temporada 2025 e os dois primeiros acessos à elite do futebol nacional.
Líder da Série B com 64 pontos, o Coritiba jogará com o Estádio Couto Pereira lotado diante do Athletic-MG podendo carimbar o tricampeonato e o acesso à Série A. Para subir, um empate basta, enquanto a vitória garante a taça, que estará em Curitiba. O presidente da CBFD, Samir Xaud, vai estar presente para premiar os jogadores e entregar a taça ao campeão, como é esperado.
Do outro lado, com 40, o time mineiro tem a mesma pontuação da Ferroviária, primeiro time na zona de rebaixamento, e precisa vencer para encaminhar a permanência em 2026. Se vencer também carimba o descenso do Amazonas, que faria companhia a Paysandu e Volta Redonda.
Na Ressacada, em Florianópolis (SC), o Remo, em terceiro, com 59 pontos, tenta manter o sonho do acesso vivo ao encarar o Avaí, que tem 52 pontos e não possui mais chances de acesso ou rebaixamento. O time paraense precisa vencer e torcer por tropeços de Chapecoense, Criciúma e Goiás para carimbar o retorno à elite.
Um deles, inclusive, pode acontecer já neste sábado, quando a Chapecoense encara o já rebaixado Volta Redonda, no Estádio Raulino de Oliveira. Um ponto atrás do Remo, o time catarinense abre o G-4, mas tem a mesma pontuação de Criciúma e Goiás, precisando vencer para chegar à última rodada dependendo apenas de si para subir.
O agitado sábado de Série B contará com mais dois jogos, que não irão impactar na briga pelo acesso, ao menos nesta rodada. No estádio Rei Pelé, o CRB, que com 53 pontos precisa de duas vitórias e tropeços de Athletico, Remo, Chapecoense, Criciúma, Goiás e Novorizontino para subir, encara o Vila Nova, que tem 46 e apenas cumpre tabela.
Do outro lado da tabela, o Operário-PR pode se livrar matematicamente do rebaixamento diante do Atlético-GO, no Estádio Antônio Accioly, em Goiânia (GO). O time paranaense começa a rodada em 14° lugar, com 44 pontos, quatro a mais em relação à Ferroviária, garantindo a permanência em caso de vitória, ou empate, a depender dos outros jogos da rodada.
A penúltima rodada terá seu encerramento no domingo, com mais quatro jogos, todos às 16h30. No Estádio Hailé Pinheiro, Goiás e Novorizontino fazem um duelo de vida ou morte na briga pelo acesso, que pode ser aproveitado pelo Criciúma, que terá em casa, no Heriberto Hulse, um duelo de opostos diante do Botafogo-SP.
O cenário será parecido em Araraquara, na Arena Fonte Luminosa, quando a Ferroviária tenta deixar a zona de rebaixamento diante do Athletico-PR, que pode carimbar o acesso. O domingo ainda contará com o encontro entre América-MG e Cuiabá, que apenas cumprem tabela na Arena Independência, em Belo Horizonte (MG).