Coritiba e Juventude se enfrentam no estádio Couto Pereira, às 11h da manhã deste domingo, com objetivos opostos, na abertura da 16.ª rodada do Campeonato Brasileiro. Enquanto os donos da casa voltaram a vencer no jogo passado e tentam embalar para continuar subindo na tabela, os rivais buscam acabar com um jejum que já dura seis partidas na luta contra o rebaixamento.

Atualmente, o Juventude aparece na 19.ª, a penúltima colocação com 11 pontos ganhos. O Atlético-GO, primeiro time fora da degola, tem 17 pontos. Perdeu na última rodada, em Caxias do Sul (RS), por 2 a 1 para o Atlético-MG. Já o Coritiba vive um momento um pouco melhor. Com 18 pontos é o 12.º colocado. Em 15 jogos são cinco vitórias, três empates e sete derrotas. Na última rodada, o Coritiba venceu em casa o Fortaleza, por 2 a 1.

O técnico Gustavo Morínigo deve promover três mudanças no time paranaense. As mudanças começam no setor defensivo. Na lateral-esquerda, Guilherme Biro retorna de suspensão e voltará ao lugar que foi de Diego Porfírio contra o Fortaleza. No meio-campo, Val recebeu o terceiro amarelo e Galarza será o titular no setor.

No ataque, Igor Paixão retorna e será titular no lugar de Warley, que irá acabar ficando de fora por conta de uma lesão na coxa. Há também uma dúvida na armação, onde Fabrício Daniel, que começou jogando no último jogo, disputa vaga com Thonny Anderson.

Do outro lado, o técnico Umberto Louzer deve promover uma mudança no setor ofensivo do Juventude, com a entrada de Isidro Pitta. Assim, Óscar Ruíz será recuado para a armação, no lugar que vinha sendo de Chico.

Durante essa semana, o ataque do Juventude perdeu uma peça importante com a rescisão de contrato de Paulinho Mocellin. Ele vinha treinando em separado desde a semana passada por problemas extracampo e, depois de algumas reuniões, foi liberado para acertar com um novo clube.

Já os zagueiros Paulo Miranda e Vitor Mendes foram liberados pelo departamento médico e serão reavaliados momentos antes da partida. Assim como o meia Marlon, mas a tendência é que comecem o duelo no banco de reservas. Na lateral-direita, Moraes fez gol diante do Atlético-MG, ganhou moral e começará jogando.

“Temos que focar todas as nossas forças em fazer uma grande partida neste final de semana. Se dermos uma boa resposta, nós teremos o (Alfredo) Jaconi cheio e todos conscientes que podemos deixar o Z-4 antes do término do primeiro turno”, avaliou o meia Jadson, que será titular no meio-campo.