Corintianos depositam esperança de virada na Libertadores no ataque; veja os números

Quarteto ofensivo do clube paulista tem chamado atenção desde a temporada passada

Rodrigo Coca/ Corinthians
Memphis e Yuri são destaques do ataque corintiano Foto: Rodrigo Coca/ Corinthians

O Corinthians terá uma “missão impossível” na próxima quarta-feira, 12. O Alvinegro precisa vencer o Barcelona (EQU) no jogo de volta da 3ª fase da Libertadores por uma diferença de quatro gols para avançar de forma direta à fase de grupos da competição.

No jogo de ida, o Corinthians foi presa fácil e o time equatoriano fez valer o mando de campo e venceu por 3 a 0. Dessa forma, caso o Timão repita a diferença no placar, o confronto será decidido nas penalidades. Se vencer por quatro ou mais gols, o Alvinegro avança.

+ Após derrota do Corinthians no Equador, relembre confrontos que foram revertidos
+ Relembre as campanhas do Corinthians na pré-Libertadores

Para reverter o resultado e conseguir a classificação, o torcedor corintiano deposita a esperança principalmente no seu ataque, incluindo os atacantes considerados “reservas”. Dessa maneira, Memphis Depay, Yuri Alberto, Talles Magno e Romero são as principais referências para uma possível remontada.

Desde a temporada passada, o “quarteto” vêm correspondendo e justifica essa expectativa. Capitaneados por Rodrigo Garro, principal armador da equipe, os atacantes devem buscar manter o desempenho ofensivo da última temporada e do começo de 2025. Confira os números:

Yuri Alberto

Em 2024, Yuri Alberto viveu o famoso “céu e inferno” vestindo a camisa do Corinthians. No inicio da temporada, o atacante chegou a virar chacota, inclusive do próprio torcedor. No Campeonato Paulista, por exemplo, se envolveu em uma polêmica com o técnico Mano Menezes, que o chamou de “burro” após uma tomada de decisão equivocada do centroavante.

Entretanto, Yuri superou as críticas, além do desempenho abaixo da expectativa, e deu a volta por cima. Durante a arrancada da equipe alvinegra, contando com 9 vitórias consecutivas no Campeonato Brasileirão, o atacante foi um dos grandes destaques.

No total, Yuri Alberto terminou a temporada com 31 gols, sendo 15 no Brasileirão, se consagrando como artilheiro do torneio e artilheiro máximo do Brasil em 2024.

Já em 2025, Yuri Alberto demorou a engrenar, mas vêm crescendo nas últimas partidas. Ao todo, o artilheiro corintiano tem seis gols na temporada, com destaque para três deles marcados contra o Santos e dois deles em cima do Universidad Central na 2ª fase da Libertadores.

Memphis Depay

Principal estrela da equipe e a contratação mais “midiática” da temporada passada, Depay vêm sendo bastante cobrado pelo torcedor corintiano, especialmente pelo alto salário pago ao astro da seleção da Holanda.

Entretanto, dentro de campo, o números do holandês mostram que o atacante pode ser uma das principais esperanças da torcida corintiana para o duelo desta quarta-feira, 12.

Contratado em setembro de 2024, Memphis atuou em 14 partidas na temporada passada, somando Brasileirão e Copa Sul-Americana. Ao todo, teve 11 participações para gol, sendo sete gols marcados e quatro assistências.

Em 2025 o astro segue sendo decisivo. Somando Paulistão e Libertadores, Depay já atuou em 13 partidas e tem incríveis 8 participações diretas para gol, sendo dois gols marcados e seis assistências.

O recorte do poder de decisão de Depay fica ainda mais nítido se levarmos em consideração apenas os jogos de mata-mata.  O atacante atuou em oito partidas nesse modelo e tem oito participações para gol com a camisa corintiana.

Ángel Romero

Deixado muitas vezes de lado pelo torcedor corintiano, Romero é decisivo sempre que entra. Para a comissão técnica, é considerado um “12º jogador”, sendo um reserva imediato e o primeiro a entrar em campo sempre que há necessidade de substituição.

Os números do atacante também chamam a atenção. Mesmo muitas vezes vindo do banco de reservas, Romero marcou 14 gols e deu oito assistências na última temporada.

Em 2025, o cenário é o mesmo. Romero é preterido por Memphis e Yuri Alberto no ataque alvinegro do time titular, mas já teve diversas oportunidades na temporada por conta do rodízio promovido por Ramon Diaz.

Dessa maneira, o atacante já atuou em 15 partidas, marcou quatro gols e deu duas assistências, sendo importante em diversos momentos da ótima campanha do Corinthians no Campeonato Paulista.

Talles Magno

Para fechar o “quarteto” de atacantes do Corinthians, Talles Magno também pode ser uma das apostas do técnico Ramon Diaz para ajudar a resolver a classificação na Neo Química Arena.

O atacante, que chegou no meio da temporada passada, teve grande destaque quando o sistema ofensivo do Corinthians estava decepcionando. Com a chegada de Memphis, acabou perdendo espaço, mas frequentemente é utilizado, seja vindo do banco de reservas ou escalado como titular.

Na temporada atual, Talles começou se destacando, marcando gols decisivos enquanto Depay e Yuri ainda estavam se recondicionando fisicamente e o Alvinegro jogava com o time considerado reserva.

Até o momento, somando as duas temporadas, Talles tem 33 partidas vestindo a camisa do Corinthians, com oito gols marcados e quatro assistências distribuídas.