De subestimados a finalistas, Corinthians e Vasco começam a decidir a Copa do Brasil

Duelo desta quarta-feira, 17, será disputado na Neo Química Arena, em São Paulo, às 21h30, horário de Brasília

Memphis Depay comemora gol que deu vantagem ao Corinthians na semifinal da Copa do Brasil
Memphis Depay comemora gol que deu vantagem ao Corinthians na semifinal da Copa do Brasil Foto: Corinthians/Divulgação

Corinthians e Vasco chegaram às finais da Copa do Brasil sem o favoritismo de outras equipes, especialmente as classificadas para a Libertadores, como Palmeiras e Flamengo. Depois de uma trajetória heroica no mata-mata nacional, a dupla inicia a decisão do título nesta quarta-feira, às 21h30, horário de Brasília, na Neo Química Arena. A partida de volta acontece no domingo, às 18 horas, no Maracanã. Em caso de igualdade na soma dos placares, o troféu será decidido na disputa de pênaltis.

Quando o chaveamento da Copa do Brasil foi definido pela CBF, em sorteio, o Corinthians até era tido como favorito para passar pelo Athletico Paranaense, mas as apostas no duelo das semifinais com o Cruzeiro estavam, em sua maioria, no time mineiro, que terminou o Brasileirão em terceiro lugar e emplacou quatro jogadores na seleção do campeonato, incluindo o artilheiro Kaio Jorge.

Com a bola rolando, os comandados de Dorival Júnior ativaram o modo ‘copeiro’ para vencer em Belo Horizonte (1 a 0) e, mesmo com a derrota em Itaquera (2 a 1), contar com o brilho de Hugo Souza nos pênaltis. A classificação até pode ter causado surpresa, levando em consideração a campanha do Corinthians no Brasileirão, em que terminou em 13º lugar, mas vale lembrar que, sempre que os paulistas se mobilizaram na temporada, o resultado apareceu, a exemplo do título do Paulistão sobre o Palmeiras e do triunfo nos dois jogos contra o rival nas oitavas da Copa do Brasil.

Por sua vez, o Vasco também não entrou como favorito no duelo com o Fluminense. O motivo era semelhante ao do Corinthians: o mau desempenho no Brasileirão. O time do técnico Fernando Diniz encerrou o campeonato em 14º lugar e lutou contra o rebaixamento até as rodadas finais, perdendo oito das últimas dez partidas.

Diferentemente do Corinthians, o Vasco precisou superar o favoritismo adversário por duas vezes, ambas em clássicos. Nas quartas de final, eliminou o Botafogo nos pênaltis, depois de dois empates por 1 a 1. Diante do Fluminense, na semifinal, venceu o duelo de ida por 2 a 1, com gol no fim, mas amargou a derrota por 1 a 0 no jogo de volta e precisou, mais uma vez, de o goleiro Léo Jardim brilhar embaixo das traves, com duas defesas decisivas, para avançar à decisão.

É razoável apontar o Corinthians como favorito para o jogo desta quarta-feira. Além de ter vencido os dois confrontos entre as equipes no Brasileirão – 3 a 0 em São Paulo e 3 a 2 no Rio de Janeiro -, o Vasco venceu apenas uma das últimas 25 partidas contra o time paulista. Corinthians e Vasco já se enfrentaram cinco vezes em torneios eliminatórios, com cinco vitórias corintianas.

“Demonstramos maturidade. Deixamos a ansiedade de lado e mostramos uma concentração muito grande para buscar um bom resultado fora de casa, o que nos ajudou a garantir a classificação para a final”, comentou o lateral-direito Matheuzinho, em entrevista coletiva. “Agora precisamos equilibrar tudo para a decisão. O Brasil inteiro estará assistindo. Esse título pode salvar o nosso ano, que foi de dificuldades e aprendizado”, completou.

“Acho que o retrospecto não entra na decisão para nada. São dois jogos completamente diferentes do que mostram os números recentes do Vasco contra o Corinthians. Vamos procurar fazer o máximo para dar essa alegria ao torcedor”, afirmou Fernando Diniz.

O Corinthians deve ir a campo com a escalação considerada ideal, com Memphis Depay e Yuri Alberto entre os titulares, apesar de ambos ainda reclamarem de dores. As dúvidas estão entre André Carrillo ou Rodrigo Garro no meio-campo, e Raniele ou José Martínez entre os volantes.

Pelo lado do Vasco, Diniz também deve manter a equipe que eliminou o Fluminense. O destaque é o atacante Rayan, de 19 anos, artilheiro da Copa do Brasil, com cinco gols. No banco, o time tem como arma para o segundo tempo o centroavante argentino Pablo Vegetti, artilheiro do país na temporada, com 27 gols.

Campeão em 1995, 2002 e 2009, o Corinthians busca o tetracampeonato da Copa do Brasil. Já o Vasco foi campeão em 2011 e tenta o segundo troféu do torneio.

Prováveis escalações

Corinthians: Hugo Souza, Matheuzinho, André Ramalho, Gustavo Henrique e Matheus Bidu; Maycon, José Martínez (Raniele), Breno Bidon e Rodrigo Garro (Carrillo); Memphis Depay e Yuri Alberto. Técnico: Dorival Júnior.

Vasco: Léo Jardim; Paulo Henrique, Carlos Cuesta, Robert Renan e Puma Rodríguez; Barros, Thiago Mendes e Philippe Coutinho; Andres Gómez, Nuno Moreira e Rayan. Técnico: Fernando Diniz.

Onde assistir?

O jogo de ida da final da Copa do Brasil entre Corinthians e Vasco será transmitido pela TV Globo, SporTV, GE TV e Prime Video.