Vitor Pereira, pelo Corinthians, e Fernando Diniz, pelo Fluminense, vão começar a disputa por uma vaga na final da Copa do Brasil nesta quarta-feira (24) no Maracanã. O duelo entre o alvinegro paulista e o tricolor carioca entrará para a história como mais um confronto decisivo na trajetória entre as duas camisas.
Até este duelo, o timão leva vantagem de 5 a 1 em confrontos eliminatórios, mas no geral o Flu é superior com 42 vitórias contra 41 derrotas e 33 empates em 116 partidas entre as equipes. Agora, o sétimo duelo levará o vencedor para enfrentar Flamengo ou São Paulo na final.
Invasão de 1976
Os corinthianos mais antigos lembram sempre da histórica conquista do Paulistão de 1977, mas quase um ano antes, o timão conquistou o improvável naquele 5 de dezembro de 1976 contra “A Máquina”, apelido dado ao time do Fluminense que contava com o ex-timão Rivelino.
A vitória nas penalidades após 1 a 1 no tempo normal levou os alvinegros que estavam no Maracanã ao delírio. Estima-se que mais da metade dos 146 mil torcedores presentes eram torcedores do Corinthians, espisódio que ficou conhecido como “A Invasão Corinthiana”. Dessa forma, a equipe paulista se classificou para a final do Brasileirão de 76 para enfrentar o Internacional.
Romerito & companhia
No Brasileirão de 1984, o Corinthians de Sócrates, Casagrande, Biro-Biro e Zenon havia eliminado o atual bicampeão Flamengo nas quartas de final. Na fase seguinte, outro clube carioca, o Fluminense com a dupla de atacantes Washington e Assis, o “Casal 20”, e Romerito estavam no caminho alvinegro.
Diferente do ocorreu em 1976, desta vez o tricolor carioca levou a melhor. Na partida de ida, no Morumbi, o Flu venceu por 2 a 0. Com a vantagem, o clube das Laranjeiras segurou o empate por 0 a 0 na volta, no Maracanã, e conquistou a vaga para a final, na qual venceu o rival Vasco.
Romário até tentou
O Corinthians de 2002 era comandado por um torcedor do Fluminense, o tetracampeão Carlos Alberto Parreira. Naquele ano, o treinador já havia conquistado o Paulistão e a Copa do Brasil, faltava o Campeonato Brasileiro. Mais uma vez na semifinal um rival conhecido, o Fluminense com Romário no ataque. No Maracanã, o tricolor venceu com gol solitário do “baixinho”.
No jogo da volta, o Corinthians levou a partida para o Morumbi e venceu por 3 a 2 de forma dramática, com gols de Gil e dois de Guilherme, enquanto Roni anotou os dois do Flu. Com melhor campanha na primeira fase do Brasileirão, o timão passou para final.
Corinthians do “Fenômeno”
A chegada de Ronaldo no Corinthians em 2009 foi mais do que uma cartada de marketing do timão. No alvinegro paulista, o “Fenômeno” conquistou o Paulistão daquele ano e a Copa do Brasil. No caminho para o título, o Fluminense foi o adversário nas quartas de final.
O Corinthians venceu o jogo de ida por 1 a 0, com gol de Dentinho, no Pacaembu. Precisando reverter o resultado, o tricolor carioca até tentou, mas não saiu do empate em 2 a 2, com gols marcados por Alan e Thiago Neves para o Flu e Chicão e Jorge Henrique para o alvinegro paulista.
No sufoco
Mais uma vez na Copa do Brasil, Fluminense e Corinthians se cruzaram em 2016. No Rio de Janeiro, as equipes empataram por 1 a 1. A vaga foi decidida na Neo Química Arena com vitória do timão por 1 a 0, gol de Rodriguinho.
Confronto internacional
O alvinegro paulista e o tricolor carioca voltaram a se enfrentar pelas quartas de final da Copa Sul-Americana, em 2019. A decisão marcou o encontro em uma competição internacional entre as equipes.
Com poucas inspiração de ambos os lados, o jogo de ida em São Paulo terminou em 0 a 0. Um empate por 1 a 1, no Maracanã, garantiu a vaga para o Corinthians por contra o gol fora.
Taça Rio 1952
A segunda edição da Copa Rio foi conquistada pelo Fluminense de forma invicta. O adversário da final foi justamente o Corinthians. No primeiro jogo, Orlando Pingo de Ouro e Marinho garantiram a vitória tricolor por 2 a 0. Na última e decisiva partida, Didi e Marinho anotaram no empate por 2 a 2. Com isso, o tricolor carioca conquistou o título, que para alguns, é considerado como Mundial de Clubes.