O Corinthians ganhou do Estudiantes por 1 a 0 nesta terça-feira e obteve importante vantagem no confronto das quartas de final da Sul-Americana. Criticado pela torcida em algumas oportunidades, o zagueiro Gil fez no primeiro tempo o gol que definiu a vitória corintiana sobre o rival argentino na Neo Química Arena.

Prioridade para o Corinthians e única possibilidade de título em 2023, a Sul-Americana ganhou ainda mais importância depois da eliminação da Copa do Brasil para o São Paulo. Para ir às semifinais, o time de Vanderlei Luxemburgo poderá jogar pelo empate daqui a uma semana, na Argentina. Caso perca por um gol de diferença, terá de conseguir a classificação nos pênaltis.

Antes de a bola rolar em Itaquera, as luzes da Neo Química Arena se apagaram e foi respeitado um minuto de silêncio. Sete minutos depois do apito inicial, a torcida estendeu faixas e ergueu balões pretos, em memória de Allan Luiz Sampaio Aguiar, Andrew Nicolas Francisco, Hamilton Rogério dos Santos, José Antônio da Silva, Renan Wellington Barbosa, Rodrigo Lacerda de Barros e Vanderlei Rosielton Henrique Simão, todos vítimas fatais no trágico acidente de ônibus do último domingo, na Rodovia Fernão Dias.

Não foi a melhor das apresentações do Corinthians, mas os anfitriões tiveram o que faltou aos visitantes: eficiência. Em momento em que o time alvinegro era pressionado, Gil finalizou com precisão de pé direito após escanteio cobrado por Rojas e foi às redes. A bola bateu no travessão antes de entrar.

Os argentinos poderiam até ter aberto o placar e, em desvantagem, de ao menos empatar. Sosa acertou bola na trave de Cássio, que salvou o Corinthians em arremate de Rollheiser. A equipe de Luxemburgo respondeu com o veterano Fábio Santos, que recebeu passe de Moscardo e bateu na rede pelo lado de fora.

O cenário da partida se apresentou de forma favorável ao Corinthians no segundo tempo. O time foi mais competente para bloquear as investidas do Estudiantes e encontrou espaços nos contra-ataques.

O jovem meio-campista Gabriel Moscardo jogou à vontade e foi um dos protagonistas da noite. Saiu dos pés dele o passe para Maycon marcar o gol que deixaram o Corinthians tranquilo. Mas o volante finalizou fraco e a defesa afastou. Depois, perto dos acréscimos, Gustavo Mosquito perdeu um gol inacreditável.

O atacante recebeu de Romero e, com o goleiro caído e de frente para o gol, isolou. A torcida corintiana espera que as chances perdidas, sobretudo a de Mosquito, não façam falta na Argentina, onde o time definirá se vai às semifinais ou fica pelo caminho.

FICHA TÉCNICA

CORINTHIANS 1 X 0 ESTUDIANTES

CORINTHIANS – Cássio; Bruno Méndez, Gil, Murillo e Fábio Santos; Gabriel Moscardo (Ruan), Maycon, Renato Augusto e Matías Rojas (Giuliano); Guilherme Biro (Gustavo Mosquito) e Yuri Alberto (Ángel Romero). Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

ESTUDIANTES – Andújar; Leonardo Godoy, Lollo, Santiago Núñez e Mancuso; Jorge Rodríguez, Santiago Ascacíbar, José Sosa (Zapiola); Zuqui (Altamirano), Rollheiser e Boselli (Mauro Méndez). Técnico: Eduardo Domínguez.

GOL – Gil, aos 16 minutos do primeiro tempo.

CARTÕES AMARELOS – Fábio Santos, Bruno Méndez, Jorge Rodríguez, Rollheiser e Leonardo Godoy.

ÁRBITRO – Jesús Valenzuela (Venezuela).

PÚBLICO – 35.699 torcedores.

RENDA – R$ 2.266.255,70.

LOCAL – Neo Química Arena, em São Paulo (SP).