O Corinthians vai a campo às 20h30 deste domingo para jogar a quinta rodada do Paulistão, no Benito Castellano, em Rio Claro, onde enfrenta o anfitrião Velo Clube, após sequência de clássicos. A equipe comandada por Dorival Júnior empatou por 1 a 1 com o São Paulo, na Neo Química Arena, e repetiu o resultado ao enfrentar o Santos, na Vila Belmiro.
São mistos os sentimentos dos corintianos depois dos embates com os rivais. Contra os são-paulinos, fizeram um bom primeiro tempo, mas foram para o intervalo perdendo e só buscaram o empate nos últimos minutos da etapa final. No encontro com os santistas, o roteiro foi o inverso: saíram na frente e levaram o empate nos acréscimos.
Apenas dois pontos somados nos clássicos, sendo um deles em casa, não é o saldo que o clube do Parque São Jorge esperava. Com cinco pontos, está longe de ter a classificação às oitavas de final encaminhada e precisa vencer para se livrar do risco de terminar a rodada fora do G-8.
Ficaram, contudo, algumas boas impressões da partida na Vila, apesar do desfecho. A atuação de Matheus Pereira em um meio de campo bastante povoado foi um dos pontos positivos da boa atuação no litoral paulista. De qualquer forma, o time deve passar por modificações para o compromisso em Rio Claro.
A partida seguinte ao duelo com o Velo é a estreia no Brasileirão, contra o Bahia, às 20 horas, na Vila Belmiro. Depois, no dia 1º, enfrenta o Flamengo na final da Supercopa do Brasil, no Mané Garrincha, em Brasília. Por isso, é provável que Dorival Júnior poupe titulares no estadual ou na partida do Brasileiro – ou até mesmo em ambos.
“Saindo de um jogo difícil, vamos chegar 3 horas da manhã em São Paulo e entrar em campo dois dias e meio depois. Então, é impossível ter os melhores jogadores em condições. Fizemos um trabalho para que nos dois clássicos nós tivéssemos a equipe teoricamente considerada principal. A partir de agora, não sei. Temos que repensar”, disse Dorival depois do empate com o Santos.
O astro Memphis Depay já está treinando com o grupo após se recuperar de edema no joelho, mas ainda não está liberado para jogar. José Martínez continua na Venezuela para resolver a emissão de seu novo visto de trabalho, procedimento atrasado por causa do efeito causado aos serviços públicos do país em decorrência da invasão empreendida pelos Estados Unidos para a captura de Nicolás Maduro.
Pedro Milans, lateral-direito uruguaio anunciado nesta semana e que estava sem clube após fim de contrato com o Peñarol, já está inscrito no Paulistão. Pode, portanto, estrear neste fim de semana. Rodrigo Garro, que entrou no segundo tempo contra o Santos e estreou na temporada após cirurgia no punho, pode começar jogando para ganhar ritmo.
Em Rio Claro, o Corinthians encontra um Velo Clube que tem quatro pontos e vem de duas derrotas, por 2 a 0 para a Portuguesa e por 1 a 0 para o Guarani. Antes, empatou sem gols com o Botafogo de Ribeirão Preto e venceu a lanterna Ponte Preta por 1 a 0.
A equipe do interior, comandada pelo técnico Pintado, tem o segundo pior ataque do Paulistão, com apenas um gol marcado, à frente apenas dos ponte-pretanos, zerados. O treinador não conta com o zagueiro Mancha, suspenso por ter recebido o terceiro cartão amarelo. Islan e Lucas Mingoti brigam pela vaga.
FICHA TÉCNICA
VELO CLUBE X CORINTHIANS
VELO CLUBE – Marcelo Carné;Islan (Lucas Mingoti), Marcelo Augusto e Betão; Ynaiã, Luiz Otávio, Mateus Norton, Sillas e Zé Mario; Rodrigo Alves e Daniel Amorim. Técnico: Pintado.
CORINTHIANS – Hugo Souza; Pedro Milans, Gabriel Paulista, João Pedro Tchoca e Hugo (Jacaré); Charles, Luiz Gustavo Bahia e Rodrigo Garro (Dieguinho); Vitinho, Pedro Raul e Gui Negão. Técnico: Dorival Júnior.
ÁRBITRO – Flávio Rodrigues de Souza.
HORÁRIO – 20h30.
LOCAL – Benito Castellano, em Rio Claro (SP).