Um domingo para voltar a sorrir: Corinthians e Vasco decidem a Copa do Brasil 2025

Duelo decisivo será disputado no Maracanã, no Rio de Janeiro, às 18h, horário de Brasília

Matheus Lima/Vasco
Duelo de ida da final da Copa do Brasil terminou empatado em 0 a 0 Foto: Matheus Lima/Vasco

A grande decisão da Copa do Brasil 2025 será disputada neste domingo, 21 de dezembro, às 18h, horário de Brasília. De um lado estará o Corinthians. Do outro, o Vasco da Gama. O palco do confronto será o Maracanã, no Rio de Janeiro. Em jogo, mais do que a taça, está a chance de duas torcidas apaixonadas voltarem a sorrir ao fim de uma temporada marcada por desafios.

Apesar de a final acontecer neste domingo, ela já começou a ser disputada. Na última quarta-feira, dia 17, as equipes se enfrentaram no jogo de ida e ficaram no empate sem gols. Com isso, tudo permanece em aberto. Uma vitória simples de qualquer lado garante o título, enquanto um novo empate levará a decisão para a sempre temida disputa de pênaltis.

Em busca do quarto título da competição e tentando coroar um ano considerado complicado, sobretudo no aspecto administrativo, marcado por problemas políticos que assombram o Parque São Jorge, o Corinthians aposta no talento do craque Memphis Depay. O camisa 10 do Timão soma impressionantes 34 participações em gols na temporada, com 20 bolas na rede e 14 assistências, considerando os números pelo clube paulista e pela seleção da Holanda.

O Vasco, por sua vez, busca o segundo título da Copa do Brasil e sonha em encerrar um jejum de 14 anos sem conquistar uma taça nacional. A última foi justamente a Copa do Brasil, em 2011. Para ficar com o troféu, o torcedor deposita suas esperanças no jovem e talentoso Rayan, de apenas 19 anos, atualmente considerado um dos principais destaques da equipe. O atacante virou até tema de música do MC Darlan, já cantada pela torcida no Maracanã. No embalo de “Oi, boa noite… Será que vai ter gol do Rayan hoje?”, o cruz-maltino sonha em voltar a levantar a taça.

Rayan e Memphis são os principais destaques de Vasco e Corinthians – Foto: Montagem ISTOÉ: Matheus Lima/Vasco // Rodrigo Coca/Corinthians

O duelo também pode reservar a emoção dos pênaltis e, nesse cenário, a segurança dos goleiros será determinante. Para ambos os lados, a boa notícia é a excelente fase vivida pelos atletas da posição.

Hugo Souza é o dono da meta corintiana, goleiro de seleção brasileira e um dos líderes do elenco. Ao longo da temporada, já mostrou sua qualidade em cobranças decisivas, mas o feito mais recente veio na semifinal contra o Cruzeiro, quando defendeu dois pênaltis, cobrados por Gabigol e Wallace, sendo decisivo para a classificação alvinegra.

Do lado cruz-maltino, Léo Jardim é o paredão. O Vasco também precisou dos pênaltis na semifinal para chegar à decisão, e o camisa 1 teve papel determinante ao defender as cobranças de John Kennedy e Canobbio na disputa contra o Fluminense.

Hugo Souza e Léo Jardim podem decidir a Copa do Brasil 2025 – Foto: Montagem ISTOÉ: Rodrigo Coca/Corinthians // Matheus Lima/Vasco

Às vésperas da grande final da Copa do Brasil, uma certeza está em jogo: Corinthians e Vasco entram em campo movidos por algo que vai além da taça. São duas torcidas acostumadas a transformar dificuldades em apoio incondicional, e que agora enxergam no jogo decisivo a chance de virar a página e escrever uma nova história. Para a Fiel e para a torcida cruz-maltina, a final representa a possibilidade de voltar a sorrir, comemorar e lembrar por que o futebol ainda é capaz de unir tanta paixão em torno de um mesmo sonho.