Depois de uma intertemporada para ser esquecida, o Corinthians recebe o CSA, neste domingo, às 16 horas, na sua arena em Itaquera, pela décima rodada do Campeonato Brasileiro. A partida marcará a reestreia do zagueiro Gil, que está de volta ao time após três anos e meio no futebol chinês.

A chegada do jogador foi a única notícia boa que o torcedor corintiano teve durante a pausa em função da Copa América. Durante o período, a equipe fez três amistosos muito ruins. Foram duas derrotas, ambas por 2 a 1, para Botafogo de Ribeirão Preto e Londrina, e uma vitória no sufoco, por 2 a 1, sobre o Vila Nova.

O técnico Fábio Carille esperava nessa pausa dar entrosamento ao setor ofensivo e ajustar a equipe, que está estacionada na parte intermediária da tabela de classificação do Brasileirão e com apenas sete gols marcados em oito jogos disputados.

O problema é que o ataque praticamente não trabalhou junto. Pedrinho e Mateus Vital estiveram na seleção olímpica e Everaldo e Clayson precisaram realizar, por duas semanas, trabalhos de fortalecimento muscular. Gustavo segue no departamento médico e Vagner Love, que deve começar como centroavante hoje, disputou os três amistosos atuando pelos lados do campo.

Na zaga, pelo menos, a expectativa é boa. Gil começou a treinar com o elenco na terça-feira e logo de cara ganhou a posição de Henrique, até então um dos jogadores da confiança de Carille. Gil formará dupla com Manoel na partida com o CSA. “Chego para ajudar, como foi na minha primeira passagem. Claro que a gente fica um pouco surpreso (com a vaga no time)”, disse o zagueiro.

“A primeira passagem foi muito boa(entre 2013 e 2016). A responsabilidade de jogar pelo Corinthians em qualquer esporte tem que vestir com amor. Espero dar continuidade ao trabalho e me integrar ao elenco o quanto antes. Estou preparado”, prosseguiu o jogador que usará a camisa 26, que era de Marllon, emprestado ao Bahia.

Além de Gil, o Corinthians também contará no time titular com os retornos de Cássio e Fagner, campeões da Copa América pela seleção brasileira. Gustavo e Ramiro estão fora do jogo por problemas musculares.