Neste domingo, às 16h, está marcado o duelo direto do Corinthians com a Portuguesa, que vai marcar a estreia do novo técnico António Oliveira, anunciado na sexta-feira, 9.

O comandante português estará no banco da Neo Química Arena durante o jogo da sétima rodada do Estadual, com o objetivo de colocar fim à série de cinco derrotas do time alvinegro. A última sequência como essa foi em 2007, ano do rebaixamento no Brasileirão.

+ António Oliveira tem plano para reviver futebol de Yuri Alberto no Corinthians
+ “Não há bom ou mau momento para representar o Corinthians”, diz António Oliveira

Oliveira foi liberado pelo Cuiabá, time no qual estava desde maio do ano passado, após o Corinthians pagar a multa de R$ 1.040.000,00 prevista em contrato, mas corria o risco de não ficar no banco. O registro do português no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF dependia da rescisão de contrato de Mano Menezes, com quem a diretoria corintiana vinha negociando um acordo referente aos valores devidos pela quebra do vínculo.

Mano foi demitido depois da derrota por 3 a 0 sobre o Novorizontino, há uma semana. Na quarta-feira, quando o Corinthians perdeu por 1 a 0 para o Santos, quem estava no comando era o auxiliar Thiago Kosloski, que comunicou a saída do clube na sexta, dia da chegada de Oliveira. “Muito obrigado pelo empenho e dedicação que sempre esteve presente no dia a dia. Agradeço também ao professor Mano Menezes por ter me aberto as portas do Corinthians”, escreveu.

Às 18h56, quatro minutos antes do encerramento de inscrições no BID da semana, a rescisão do antigo treinador foi publicada, seguida pela homologação do contrato de António Oliveira, às 18h59. Com isso, o novo técnico está apto para comandar os corintianos no jogo deste final de semana. Enquanto a diretoria resolvia as questões burocráticas, o elenco se preparava para tentar sair da zona de rebaixamento, pois é o vice-lanterna da classificação geral, com três pontos, e último colocado do Grupo C.

Os jogadores treinaram quinta-feira ainda sob o comando de Kosloski. Oliveira treinou o time na sexta e no sábado, junto à comissão que trouxe do Cuiabá, formada por Bernardo Franco, Bruno Lazaroni, Diego Favarin e Felipe Zilio. Para montar a escalação alvinegra, o português não conta com Romero, suspenso por ter recebido o terceiro cartão amarelo.

A Portuguesa chega ao embate em Itaquera com uma situação parecida à que vive o dono da casa. Também demitiu seu treinador nesta semana, no caso Dado Cavalcanti, e o substituiu por Pintado, que também teve o nome publicado no BID e fica no banco de reservas da arena corintiana para orientar o time rubro-verde, terceiro colocado do Grupo A, com apenas três pontos. Se perder, é ultrapassado pelos corintianos.

O novo treinador tenta colocar fim a uma série de quatro derrotas. A única vitória, assim como para os corintianos, foi na rodada de estreia do Campeonato Paulista – 3 a 2 sobre a Inter de Limeira. Na quinta rodada, disputada no final de semana passado, a Portuguesa não esteve em campo porque seu jogo com o Palmeiras foi adiado, já que o adversário estava disputando a Supercopa do Brasil, portanto tem um jogo a menos.

FICHA TÉCNICA

CORINTHIANS X PORTUGUESA

CORINTHIANS – Cássio; Fagner, Félix Torres, Raúl Gustavo e Caetano (Hugo); Raniele, Maycon e Rodrigo Garro; Yuri Alberto (Matías Rojas), Pedro Raul e Wesley. Técnico: António Oliveira.

PORTUGUESA – Thomazella; Douglas Borel; Yeferson Quintana, Diogo Silva e Eduardo Diniz; Zé Ricardo, Ricardinho e Giovanni Augusto; Felipe Marques, Henrique Dourado e Chrigor. Técnico: Pintado.

ÁRBITRO – Luiz Flávio de Oliveira.

HORÁRIO – 16 horas.

LOCAL – Neo Química Arena, em São Paulo.