Richard Gasquet enfrentará Borna Coric, de apenas 19 anos, na abertura das semifinais da Copa Davis entre a França, afetada por lesões, e a anfitriã Croácia, nesta sexta-feira. Foi o que ficou definido no sorteio realizado nesta quinta. Na sequência, a estrela em ascensão francesa Lucas Pouille, vai duelar com Marin

Cilic, campeão do US Open de 2014, em Zaidar.

A França tem a clara vantagem para o jogo de duplas, em que Nicolas Mahut e Pierre-Hugues Herbert, os líderes do ranking, medirão forças com Ivan Dodig e Marin Draganja no sábado. Depois, no domingo, Gasquet enfrenta Cilic e Pouille, quadrifinalista do último US Open, fará um duelo de promessas com Coric.

A equipe da França está sem seus dois melhores jogadores – Gael Monfils, que foi semifinalista em Nova York – e Jo-Wilfried Tsonga por causa de problemas no joelho. Monfils foi descartado nesta quarta-feira, enquanto Tsonga acabou sendo substituído por Gasquet na última semana.

Gasquet tem um registro de 11 vitórias e oito derrotas em simples na Davis. Já o inexperiente Pouille disputou apenas uma partida, tendo superado Jiri Vesely no confronto pelas quartas de final deste ano, em que a França fez 3 a 1 na República Checa.

Mas Pouille, de 22 anos, estará cheio de confiança após eliminar Rafael Nadal, 14 vezes campeão dos torneios do Grand Slam, nas oitavas de final do US Open, onde, em seguida, perdeu para Monfils nas quartas de final.

Pela Croácia, que eliminou os Estados Unidos nas quartas de final da Davis, Cilic soma 19 triunfos em 28 jogos e Coric acumula cinco vitórias em dez partidas. A França ganhou nove títulos da Copa Davis e perdeu oito finais, enquanto a Croácia venceu sua única decisão, há 11 anos, diante da Eslováquia. Desde que ganhou o título em 2001 contra a Austrália, a França perdeu suas três finais, em 2002, 2010 e 2014.

O vencedor da série vai jogar contra a atual campeã Grã-Bretanha, liderado Andy Murray, ou a Argentina, de Juan Martin del Potro, na decisão da edição de 2016 da Copa Davis.