Coreias trocam tiros de artilharia e elevam tensão

SEUL, 5 JAN (ANSA) – As Coreias do Norte e do Sul trocaram tiros de artilharia nesta sexta-feira (5), em mais um degrau da escalada de tensão na península.   

Durante a manhã, o regime de Pyongyang efetuou mais de 200 disparos nos arredores das ilhas sul-coreanas de Yeonpyeong e Baengnyeong, na fronteira marítima entre os dois países, em um “exercício” em resposta a “ameaças” de Seul, segundo a agência oficial KCNA.   

Em seguida, a Coreia do Sul ordenou a evacuação preventiva dos civis residentes nas duas ilhas – que abrigam, juntas, cerca de 7 mil pessoas – e respondeu com tiros de artilharia em Yeonpyeong usando “projéteis de guerra”.   

Essa é a primeira troca de disparos na península desde que os dois países se retiraram de um acordo para evitar incidentes militares, em novembro passado.   

“Trata-se de uma provocação que ameaça a paz”, alertou o Ministério da Defesa de Seul, exigindo que o Norte “cesse imediatamente essas ações”.   

Yeonpyeong fica a apenas 12 quilômetros da costa norte-coreana e, em 2010, foi alvo de disparos de Pyongyang, com saldo de quatro mortos, no primeiro ataque contra uma área civil desde a Guerra da Coreia (1950-1953). (ANSA).