Coreia do Sul se une a UE e China no embargo ao frango do Brasil

(ANSA) – BRASÍLIA, 19 MAG – Chegou a 33, neste domingo (18), o número de países que determinaram o embargo total à carne de frango do Brasil, após a confirmação de focos de gripe aviária.   

A Coreia do Sul anunciou a suspensão das compras e se somou às restrições já impostas pelos 27 países da União Europeia (UE), além de China, México, Argentina, Uruguai e Chile.   

Já países como Arábia Saudita, Emirados Árabes, Japão e Filipinas determinaram o bloqueio limitado ao município de Montenegro, no Rio Grande do Sul (RS).   

O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) informou que investiga um segundo foco da infecção em uma propriedade rural próxima à granja industrial de Montenegro, onde foi identificado o primeiro caso.   

Além disso, a pasta acompanha a situação sanitária em uma propriedade de Aguiarnópolis, no Tocantins (TO), onde também há suspeita de contaminação.   

“A gente acredita que com 28 dias será dizimado o foco em Montenegro e não deixar isso passar para nenhuma outra região brasileira. A gente consegue, então, bloquear e já voltar a declarar, depois disso, o Brasil livre de gripe aviária”, afirmou o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PDS).   

“Todos os trabalhadores estão em isolamento, monitorados para que não ocorra nenhum risco na saúde desses trabalhadores”, acrescentou.   

O governo admite a possibilidade de novos embargos à carne de frango brasileira nos próximos dias. O Brasil é o maior exportador mundial do produto.   

Nesta segunda-feira (19), o Laboratório Federal de Defesa Agropecuária deve divulgar os resultados das amostras coletadas na propriedade rural de Tocantins e na segunda granja investigada no RS ? sendo que o foco em Montenegro já foi confirmado oficialmente. (ANSA).