A Coreia do Sul anunciou que imporá multas à Nissan pela falsificação de dados de emissões de um popular carro a diesel do fabricante japonês, uma decisão que amplifica os escândalos que envolvem a Volkswagen e a Mitsubishi.

“Nossa investigação (…) chegou à conclusão de que a Nissan manipulou ilegalmente dados de emissões”, indicou o ministério sul-coreano do Meio Ambiente em um comunicado.

O governo indicou que ordenará o retorno à fábrica de centenas de exemplares do carro utilitário esportivo (SUV) Qashqai, equipados com sistemas que falsificam a medição das emissões poluentes.

A multa será de 330 milhões de won (280.000 dólares), disse o ministério.

Este caso se soma a outros que atingiram em cheio o setor.

O fabricante alemão Volkswagen admitiu no ano passado ter colocado um dispositivo de falsificação de dados nos motores de 11 milhões de veículos, um escândalo que já gerou perdas milionárias e cujos custos finais ainda não podem ser estimados.

O japonês Mitsubishi reconheceu no mês passado, por sua vez, ter utilizado desde 1991 um método inadequado para os testes de medição de eficiência energética de seus veículos.

jhw/eb/hg/jv/js/eg/ma